VIVÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA TURMA DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112964 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5805 "inscrito_id" => 9490 "titulo" => "VIVÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA TURMA DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências, observações e reflexões vividas durante a realização do Estágio de Docência III, componente curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Tal experiência foi vivenciadas por uma dupla de discentes em uma turma da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da 1ª totalidade do ensino fundamental, em uma escola pública municipal de Belém-PA. Tal experiência envolveu momentos de estudo, observação, planejamento e ministração de aula. Teoricamente, fundamentam nossas reflexões Freire (1996), com base a filosofia “Freiriana” que propõe levar o aluno a refletir sobre sua realidade, Pimenta (1995) sobre a importância do estágio como atividade “teórico-prática” e Schneuwly e Dolz (2004) acerca da importância de se trabalhar com gêneros textuais. Para a escritura deste texto, aportamos à abordagem qualitativa Marconi e Lakatos (2017), tendo como dados empíricos os registros feitos em diário de bordo e em imagens. O período de observação foi relevante para amadurecermos a elaboração de um plano de aula interdisciplinar, envolvendo linguagem e matemática, a partir do tema Círio de Nazaré. É possível afirmar que, na condição de docentes em formação inicial, a experiência permitiu nos colocarmos na função de professores regentes para conduzirmos todas as atividades previstas no plano de aula e para refletirmos sobre nossa atuação. Da experiência, é possível afirmar que o estágio supervisionado é essencial para a construção docente, permitindo ao acadêmico uma aproximação com a realidade escolar, possibilitando a troca de experiências adquiridas no decorrer de sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9490_TB5805_27102024232518.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA JULIANY CONCEIÇÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikajuliany.ufpa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112964 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5805 "inscrito_id" => 9490 "titulo" => "VIVÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA TURMA DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências, observações e reflexões vividas durante a realização do Estágio de Docência III, componente curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Tal experiência foi vivenciadas por uma dupla de discentes em uma turma da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da 1ª totalidade do ensino fundamental, em uma escola pública municipal de Belém-PA. Tal experiência envolveu momentos de estudo, observação, planejamento e ministração de aula. Teoricamente, fundamentam nossas reflexões Freire (1996), com base a filosofia “Freiriana” que propõe levar o aluno a refletir sobre sua realidade, Pimenta (1995) sobre a importância do estágio como atividade “teórico-prática” e Schneuwly e Dolz (2004) acerca da importância de se trabalhar com gêneros textuais. Para a escritura deste texto, aportamos à abordagem qualitativa Marconi e Lakatos (2017), tendo como dados empíricos os registros feitos em diário de bordo e em imagens. O período de observação foi relevante para amadurecermos a elaboração de um plano de aula interdisciplinar, envolvendo linguagem e matemática, a partir do tema Círio de Nazaré. É possível afirmar que, na condição de docentes em formação inicial, a experiência permitiu nos colocarmos na função de professores regentes para conduzirmos todas as atividades previstas no plano de aula e para refletirmos sobre nossa atuação. Da experiência, é possível afirmar que o estágio supervisionado é essencial para a construção docente, permitindo ao acadêmico uma aproximação com a realidade escolar, possibilitando a troca de experiências adquiridas no decorrer de sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9490_TB5805_27102024232518.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA JULIANY CONCEIÇÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikajuliany.ufpa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }