Na Educação Básica, o Ensino dos temas relacionados à sexualidade humana é incumbido às disciplinas de Ciências e Biologia. No entanto, nota-se uma abordagem superficial dessa temática no ambiente escolar, demandando atividades que promovam um aprofundamento nestes conhecimentos científicos. Neste contexto, o presente estudo teve como finalidade fornecer informações educativas acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública situada na cidade de Penedo, AL. Para tanto, a ação foi desenvolvida com uma intervenção escolar. Inicialmente, uma exposição teórica foi conduzida em sala, utilizando slides, abordando causas, formas de transmissão, tipos e métodos de prevenção contra as ISTs. Posteriormente, a turma foi dividida em 4 grupos, cada um responsável por responder um questionário contendo cinco afirmações verdadeiras e falsas sobre o tema, em seguida, foi realizado uma socialização para compartilhar os saberes construídos nesta ação. Os resultados revelaram que os estudantes assimilaram bem o conteúdo, uma vez que todos os grupos apresentaram respostas coerentes, obtendo a pontuação máxima no questionário. A intervenção demonstrou contribuir significativamente para o conhecimento dos estudantes sobre as ISTs, promovendo conscientização e sensibilização em relação a este problema de saúde pública. Portanto, estratégias educacionais engajadoras são essenciais para fornecer aos estudantes informações relevantes e promover uma compreensão aprofundada sobre questões de saúde sexual e reprodutiva.