Resumo: A proposta do Novo Ensino Médio – NEM surgiu após a percepção de uma estagnação dos índices de desempenho dos estudantes brasileiros. Onde o Novo Ensino Médio, trouxe consigo um novo modelo de aprendizagem voltada para quatro áreas de conhecimento (Matemática e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e sociais aplicadas) e que permitirá ao aluno ao longo dos três anos, escolher o itinerário formativo a ser seguido, visando mais uma formação técnica e profissionalizante. Porém, cada estado ficou livre para fazer a implantação do NEM, de acordo com a sua realidade. O presente trabalho, visa discutir a forma de implantação do Novo Ensino Médio nos Estados do Maranhão e Piauí, assim como os transtornos causados a professores e alunos, para compreender as novas disciplinas, o perfil docente, assim como o currículo e carga horária das disciplinas comuns obrigatórias e as disciplinas optativas de acordo com o interesse do aluno. Versando a partir da portaria Nº 733, de 16 de setembro de 2021, a Lei nº 13.415/2017, Referenciais Curriculares para Elaboração de itinerários Formativos - MEC (2018) e o Documento curricular do território maranhense: ensino médio (2022) e os estudos de FERRETI (2018), ZANK (2020). Visto que essa realidade do NEM, trouxe à tona diversos questionamentos sobre a sua implementação, a concepção da qualidade da educação em que se baseia e os seus desdobramentos.