Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA CIENTÍFICA NO NTPPS COMO PRÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Presente na rede pública estadual de ensino do Ceará desde 2012, o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) busca fortalecer o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola por meio da pesquisa, da interdisciplinaridade e do protagonismo estudantil, contribuindo fortemente para um ambiente escolar mais integrado, motivador e favorável à produção de conhecimentos, abrangendo as três séries do Ensino Médio. Atualmente, o NTPPS faz parte da matriz curricular das escolas de ensino médio em tempo integral cearense e inclui oficinas que oferecem aos estudantes aulas dinâmicas com metodologias ativas, facilitando a aprendizagem e o protagonismo. Isso contribui para uma compreensão clara da investigação na educação básica e da construção de cada etapa da pesquisa. O presente trabalho consiste em analisar a efetivação deste componente a partir das percepções dos professores da rede estadual e como ele tem servido para estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa por alunos do ensino médio. Para tanto, com base em uma pesquisa descritiva e qualitativa, utilizamos como recursos de coleta de informações a pesquisa bibliográfica e documental, complementadas com entrevistas semiestruturadas com professores que lecionam o NTPPS em cinco estabelecimentos de ensino médio de educação em tempo integral, localizados respectivamente nas cidades de Crateús e no distrito de Campos Belos, pertencente à cidade de Canindé. Contudo, de acordo com estudos preliminares realizados na construção do referido texto, identificamos que o NTPPS tem grande importância para o desenvolvimento educacional de muitos estudantes no ensino médio, pois contribui para evitar a evasão escolar e facilita o ingresso no ensino superior. Além disso, as aulas desse itinerário contribuem não só para os discentes, mas também para os docentes, que ensinam e aprendem em uma relação dialógica construtiva com os alunos, participando das formações continuadas tão necessárias para a condução das atividades pedagógicas em classe.

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