Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado que envolve um estudo sobre Modelagem na Educação Matemática e Educação do Campo. O intuito desse artigo é apresentar e discutir as potencialidades da Modelagem em termos do resgate e da valorização dos saberes e práticas sociais do campo no âmbito escolar. A discussão sobre a diversidade e a valorização dos saberes das populações campesinas é um assunto em destaque no contexto da Educação do Campo, que reconhece a importância das vivências culturais e experiências de cada povo no processo de construção do conhecimento. Do mesmo modo, determinadas propostas de Modelagem reconhecem que há diferentes formas de conceber o conhecimento matemático e lidar matematicamente com o mundo, propondo que é pertinente dar visibilidade aos conhecimentos matemáticos escolares e não escolares em sala de aula. Em vista dessa notória proximidade teórica entre Educação do Campo e Modelagem, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscamos evidenciar as contribuições da Modelagem quanto à visibilidade e o estabelecimento de relações entre saberes campesinos e escolares, a partir da análise de teses, dissertações e artigos, publicados entre 2008 e 2023, que abrangem as duas temáticas. Os resultados evidenciam que a Modelagem na perspectiva crítica favorece pensar a organização do trabalho pedagógico em estreita relação com a vida das crianças, jovens e adultos em processo de escolarização, promovendo a integração de saberes e o diálogo intercultural nas aulas de matemática. Além disso, a Modelagem ajuda a preservar os saberes dos povos do campo dando a eles visibilidade no contexto educativo, especialmente aqueles atrelados a cultura local. Com base nisso, concluímos que a Modelagem é uma potencialidade ao ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas do campo, contribuindo com a valorização dos saberes e das diferentes formas de conceber matematicamente o mundo.