Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PROFª MARIA DA GLÓRIA COSTA ARCANGELI EM MOVIMENTO: CONSIDERAÇÕES DOS ESTUDANTES ÀS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114098
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7424
    "inscrito_id" => 17437
    "titulo" => "CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PROFª MARIA DA GLÓRIA COSTA ARCANGELI EM MOVIMENTO: CONSIDERAÇÕES DOS ESTUDANTES ÀS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA."
    "resumo" => "Este resumo apresenta as considerações dos estudantes do Curso de Formação continuada em AEE promovido pelo Centro de Educação Especial Profª Maria da Glória Costa Arcangeli, situado na cidade de São Luís- MA, em escolas da rede pública de ensino estadual e municipal que possuem salas de recursos. Formou-se grupos de 05 estudantes que foram encaminhados, através de cartas de apresentação, para as 05 (cinco) escolas com salas de recursos na cidade de São Luís- MA. As visitas seguiram dois percursos concomitantes: de observações dos espaços, onde os estudantes tiveram a oportunidade conhecer os espaços onde são desenvolvidas as atividades planejadas para o acompanhamento e desenvolvimento dos estudantes com deficiências ou atípicos e os recursos utilizados para a prática destas atividades dentre outros, e, diálogo com os professores de AEE com o propósito de compreender como a prática pedagógica é desenvolvida no contexto das salas de recursos multifuncionais. Para a elaboração deste artigo, foi utilizado como referencial teóricos autores como: Santos (2017), Bauch (2014), Alves e Andrade (2015) e dispositivos legais como: LDB, LBI, Brasil (2009), Brasil (2018), entre outros documentos que norteiam e orientam a prática pedagógica dos docentes que trabalham em salas de AEE. Os resultados apontaram que o público-alvo acompanhados nas salas de recursos são: autismos, deficiência intelectual, baixa visão e surdez, além disso, foi identificado que 04 (quatro) das cinco escolas, através do trabalho desenvolvido nas salas de recursos contemplam as demandas dos estudantes com deficiências ou neuroatípicos, visto que possuem recursos e local adequado para o desenvolvimento das práticas que contemplem as demandas e necessidades de cada estudante atendido nesses espaços; contudo 01 (uma) escola ainda não consegue desenvolver um trabalho adequado na sala de recursos multifuncionais devido a reforma na escola e falta de espaço adequado para o desenvolvimento das atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17437_TB7424_10062024232319.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉLIA DE JESUS ARAUJO BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉLIA"
    "autor_email" => "josybraga45@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114098
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7424
    "inscrito_id" => 17437
    "titulo" => "CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PROFª MARIA DA GLÓRIA COSTA ARCANGELI EM MOVIMENTO: CONSIDERAÇÕES DOS ESTUDANTES ÀS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA."
    "resumo" => "Este resumo apresenta as considerações dos estudantes do Curso de Formação continuada em AEE promovido pelo Centro de Educação Especial Profª Maria da Glória Costa Arcangeli, situado na cidade de São Luís- MA, em escolas da rede pública de ensino estadual e municipal que possuem salas de recursos. Formou-se grupos de 05 estudantes que foram encaminhados, através de cartas de apresentação, para as 05 (cinco) escolas com salas de recursos na cidade de São Luís- MA. As visitas seguiram dois percursos concomitantes: de observações dos espaços, onde os estudantes tiveram a oportunidade conhecer os espaços onde são desenvolvidas as atividades planejadas para o acompanhamento e desenvolvimento dos estudantes com deficiências ou atípicos e os recursos utilizados para a prática destas atividades dentre outros, e, diálogo com os professores de AEE com o propósito de compreender como a prática pedagógica é desenvolvida no contexto das salas de recursos multifuncionais. Para a elaboração deste artigo, foi utilizado como referencial teóricos autores como: Santos (2017), Bauch (2014), Alves e Andrade (2015) e dispositivos legais como: LDB, LBI, Brasil (2009), Brasil (2018), entre outros documentos que norteiam e orientam a prática pedagógica dos docentes que trabalham em salas de AEE. Os resultados apontaram que o público-alvo acompanhados nas salas de recursos são: autismos, deficiência intelectual, baixa visão e surdez, além disso, foi identificado que 04 (quatro) das cinco escolas, através do trabalho desenvolvido nas salas de recursos contemplam as demandas dos estudantes com deficiências ou neuroatípicos, visto que possuem recursos e local adequado para o desenvolvimento das práticas que contemplem as demandas e necessidades de cada estudante atendido nesses espaços; contudo 01 (uma) escola ainda não consegue desenvolver um trabalho adequado na sala de recursos multifuncionais devido a reforma na escola e falta de espaço adequado para o desenvolvimento das atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17437_TB7424_10062024232319.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉLIA DE JESUS ARAUJO BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉLIA"
    "autor_email" => "josybraga45@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este resumo apresenta as considerações dos estudantes do Curso de Formação continuada em AEE promovido pelo Centro de Educação Especial Profª Maria da Glória Costa Arcangeli, situado na cidade de São Luís- MA, em escolas da rede pública de ensino estadual e municipal que possuem salas de recursos. Formou-se grupos de 05 estudantes que foram encaminhados, através de cartas de apresentação, para as 05 (cinco) escolas com salas de recursos na cidade de São Luís- MA. As visitas seguiram dois percursos concomitantes: de observações dos espaços, onde os estudantes tiveram a oportunidade conhecer os espaços onde são desenvolvidas as atividades planejadas para o acompanhamento e desenvolvimento dos estudantes com deficiências ou atípicos e os recursos utilizados para a prática destas atividades dentre outros, e, diálogo com os professores de AEE com o propósito de compreender como a prática pedagógica é desenvolvida no contexto das salas de recursos multifuncionais. Para a elaboração deste artigo, foi utilizado como referencial teóricos autores como: Santos (2017), Bauch (2014), Alves e Andrade (2015) e dispositivos legais como: LDB, LBI, Brasil (2009), Brasil (2018), entre outros documentos que norteiam e orientam a prática pedagógica dos docentes que trabalham em salas de AEE. Os resultados apontaram que o público-alvo acompanhados nas salas de recursos são: autismos, deficiência intelectual, baixa visão e surdez, além disso, foi identificado que 04 (quatro) das cinco escolas, através do trabalho desenvolvido nas salas de recursos contemplam as demandas dos estudantes com deficiências ou neuroatípicos, visto que possuem recursos e local adequado para o desenvolvimento das práticas que contemplem as demandas e necessidades de cada estudante atendido nesses espaços; contudo 01 (uma) escola ainda não consegue desenvolver um trabalho adequado na sala de recursos multifuncionais devido a reforma na escola e falta de espaço adequado para o desenvolvimento das atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.