Na atualidade, é cada vez mais comum a presença de estudantes com deficiências intelectuais no ambiente escolar, a tentativa fazer a escola um ambiente inclusivo traz desafios para os profissionais da educação, como por exemplo, a produção de atividades adaptadas para estes aulistas. O presente trabalho tem como objetivo demostrar a utilização do programa de geoprocessamento (Qgis), como ferramenta para produção de atividades adaptadas para alunos atípicos em aulas de geografia. As atividades desenvolvidas trata-se de mapas para colorir, quebra-cabeças do Brasil e de países, atividade para ligar pontos, entre outras, as mesmas foram aplicadas em alunos da Escola Iraci Rodrigues, no município de Mogeiro – Paraíba. A utilização desse programa deu-se ao fato dessa disciplina trabalhar a leitura e interpretação de mapas, que são produzidos no mesmo com excelente qualidade e dispensando a pesquisa online e citação de direitos autorias, embora seja um programa de produção de mapas complexos como altimetria, na produção de mapas simples para atividades adaptadas mostrou-se uma ótima ferramenta para professores, principalmente os da disciplina de geografia. As atividades produzidas são impressas e levada à sala de aula, o professor orienta o discente de como à atividade deve ser realizada. Os resultados obtidos foram positivos, com os alunos não apresentando muitas dificuldades para realização das atividades. Por conseguinte, entende-se que esse trabalho é de extrema importância, visto que, traz possibilidades de se trabalhar com um público cada vez mais presente no ambiente escolar, contudo expõe como o poder público implementa políticas de inclusão sem levar em consideração o preparo de seus profissionais, com os mesmos descobrindo formas de exercer sua profissão sem excluir determinado público.