TRANSFORMANDO DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS EM OPORTUNIDADES: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113560 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6680 "inscrito_id" => 15938 "titulo" => "TRANSFORMANDO DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS EM OPORTUNIDADES: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Diante disso, o presente trabalho descreve a participação dos bolsistas do PIBID/Matemática durante o período de inserção no programa, enfatizando a importância da integração entre teoria e prática na formação de futuros professores e o desenvolvimento do ensino da Matemática no contexto pós-pandêmico. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender e abordar os desafios pós-pandêmicos na educação, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e de alta qualidade. Ademais, o artigo versa sobre as vivências ocorridas durante a participação no subprojeto PIBID, integrado conforme o edital n.º 23/2022, e desenvolvido no núcleo da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba, com funcionamento na Escola Professora Benvinda de Araújo Pontes, nas turmas de 3ª série do Ensino Médio. Os pibidianos passaram por fases de observação, planejamento e execução de atividades, visando mitigar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes após o ensino remoto emergencial. Os resultados evidenciaram a adoção de aulas participativas e o uso de tecnologias como estratégias para aprimorar o ensino de conteúdos matemáticos. Em síntese, essa experiência prática não apenas acrescentou à formação acadêmica dos licenciandos, mas também os capacitou de forma mais sólida para enfrentar os desafios da prática docente e contribuir de maneira eficaz para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, promovendo assim uma educação mais inclusiva e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15938_TB6680_04102024125601.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO FURTADO DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leafursan@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113560 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6680 "inscrito_id" => 15938 "titulo" => "TRANSFORMANDO DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS EM OPORTUNIDADES: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Diante disso, o presente trabalho descreve a participação dos bolsistas do PIBID/Matemática durante o período de inserção no programa, enfatizando a importância da integração entre teoria e prática na formação de futuros professores e o desenvolvimento do ensino da Matemática no contexto pós-pandêmico. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender e abordar os desafios pós-pandêmicos na educação, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e de alta qualidade. Ademais, o artigo versa sobre as vivências ocorridas durante a participação no subprojeto PIBID, integrado conforme o edital n.º 23/2022, e desenvolvido no núcleo da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba, com funcionamento na Escola Professora Benvinda de Araújo Pontes, nas turmas de 3ª série do Ensino Médio. Os pibidianos passaram por fases de observação, planejamento e execução de atividades, visando mitigar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes após o ensino remoto emergencial. Os resultados evidenciaram a adoção de aulas participativas e o uso de tecnologias como estratégias para aprimorar o ensino de conteúdos matemáticos. Em síntese, essa experiência prática não apenas acrescentou à formação acadêmica dos licenciandos, mas também os capacitou de forma mais sólida para enfrentar os desafios da prática docente e contribuir de maneira eficaz para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, promovendo assim uma educação mais inclusiva e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15938_TB6680_04102024125601.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO FURTADO DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leafursan@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }