O Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado para um período determinado, é o instrumento de gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior - IES no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou que pretende desenvolver. O presente artigo busca compreender como se dá a construção do conhecimento dos servidores docentes e técnico-administrativos em educação das Unidades Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG em relação ao processo de aprendizagem de seu planejamento institucional. A partir da produção de dados de entrevistas semiestruturadas, o conteúdo discursivo foi organizado a luz do método denominado Discurso do Sujeito Coletivo, gerando um Discurso Coletivizado Aprendendo na Construção do Planejamento Institucional onde evidencia que, mesmo seguindo as diretrizes institucionais para o atendimento de orientações legais, é na troca de experiências que a comunidade se constitui. Para a análise deste estudo utilizamos conceitos que enfatizam a relação entre práticas, identidade e aprendizagem, além de destacar a importância da participação das pessoas na negociação dos significados de cada prática para gerar oportunidades de aprendizagem. Com isso concluímos que a comunidade de prática acontece em uma relação permeada pela interação social, isto é, que a aprendizagem se constituiu num artefato interativo que propicia a socialização de todos os envolvidos.