PRECISAMOS FALAR SOBRE ALUNOS AUTISTAS: A (IN)EXISTÊNCIA DE ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO NÍVEL SUPERIOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114003 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7306 "inscrito_id" => 17927 "titulo" => "PRECISAMOS FALAR SOBRE ALUNOS AUTISTAS: A (IN)EXISTÊNCIA DE ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO NÍVEL SUPERIOR" "resumo" => "Esta pesquisa busca levantar as medidas que as Instituições Superiores tem tomado para a inclusão dos alunos autistas enquanto pessoas com deficiência, tendo como pergunta norteadora quais as estratégias utilizadas nas Instituições Superiores para a inclusão dos alunos autistas? Desde a entrada até a conclusão do curso, a inclusão do aluno autista é assunto que deve permear a graduação, visando não apenas a oportunidade de ingresso, mas a sua permanência, de forma que esta inclusão não se torne exclusão. E esta permanência deve ser de qualidade, garantindo a aprendizagem, ultrapassando, assim, a ideia de integração para a de inclusão, em que aquela exige da pessoa com deficiência esforço para adequar-se, enquanto esta transfere a responsabilidade para a instituição. Nesse contexto, autores como Anache (2018), Pereira (2014) e Sassaki (2005) ressaltam a importância da adoção de estratégias para a inclusão dos alunos autistas, com o viés na Instituição Superior. Este estudo baseia-se na análise de artigos revisados por partes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos últimos 05 anos, com os seguintes descritores: “Inclusão”, “Autismo” e “Educação Superior”, analisados isoladamente e, posteriormente, em conjunto. Através de uma revisão sistemática, foram escolhidos os 50 artigos mais relevantes de cada descritor e da sua análise conjunta, dos quais resultaram 12 artigos elegíveis para esta pesquisa. Os resultados indicam diversas estratégias recomendadas pela literatura científica, incluindo o plano educacional individualizado e relatórios de acompanhamento de núcleos de acessibilidade. Conclui-se que a literatura científica oferece um repertório de estratégias para a educação inclusiva do aluno autista, destacando a importância de ações afirmativas que promovam a qualidade na permanência destes alunos. Entretanto, é necessário maior conhecimento do assunto perante a comunidade discente e docente, promovendo ações afirmativas, a fim de garantir inclusão verdadeira no âmbito do nível superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17927_TB7306_25102024162749.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID COSTA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "INGRID CARDOSO" "autor_email" => "ingridcardosoadvg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114003 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7306 "inscrito_id" => 17927 "titulo" => "PRECISAMOS FALAR SOBRE ALUNOS AUTISTAS: A (IN)EXISTÊNCIA DE ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO NÍVEL SUPERIOR" "resumo" => "Esta pesquisa busca levantar as medidas que as Instituições Superiores tem tomado para a inclusão dos alunos autistas enquanto pessoas com deficiência, tendo como pergunta norteadora quais as estratégias utilizadas nas Instituições Superiores para a inclusão dos alunos autistas? Desde a entrada até a conclusão do curso, a inclusão do aluno autista é assunto que deve permear a graduação, visando não apenas a oportunidade de ingresso, mas a sua permanência, de forma que esta inclusão não se torne exclusão. E esta permanência deve ser de qualidade, garantindo a aprendizagem, ultrapassando, assim, a ideia de integração para a de inclusão, em que aquela exige da pessoa com deficiência esforço para adequar-se, enquanto esta transfere a responsabilidade para a instituição. Nesse contexto, autores como Anache (2018), Pereira (2014) e Sassaki (2005) ressaltam a importância da adoção de estratégias para a inclusão dos alunos autistas, com o viés na Instituição Superior. Este estudo baseia-se na análise de artigos revisados por partes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos últimos 05 anos, com os seguintes descritores: “Inclusão”, “Autismo” e “Educação Superior”, analisados isoladamente e, posteriormente, em conjunto. Através de uma revisão sistemática, foram escolhidos os 50 artigos mais relevantes de cada descritor e da sua análise conjunta, dos quais resultaram 12 artigos elegíveis para esta pesquisa. Os resultados indicam diversas estratégias recomendadas pela literatura científica, incluindo o plano educacional individualizado e relatórios de acompanhamento de núcleos de acessibilidade. Conclui-se que a literatura científica oferece um repertório de estratégias para a educação inclusiva do aluno autista, destacando a importância de ações afirmativas que promovam a qualidade na permanência destes alunos. Entretanto, é necessário maior conhecimento do assunto perante a comunidade discente e docente, promovendo ações afirmativas, a fim de garantir inclusão verdadeira no âmbito do nível superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17927_TB7306_25102024162749.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID COSTA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "INGRID CARDOSO" "autor_email" => "ingridcardosoadvg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }