EXPLORANDO A ARTE ATRAVÉS DA OBRA ABAPORU DE TARSILA DO AMARAL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109145 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 408 "inscrito_id" => 3137 "titulo" => "EXPLORANDO A ARTE ATRAVÉS DA OBRA ABAPORU DE TARSILA DO AMARAL." "resumo" => "Este resumo descreve uma experiência de Arte com as crianças do Infantil III de uma creche em Caucaia, Ceará, no ano de 2023. O objetivo era oferecer uma abordagem lúdica e criativa da obra "Abaporu", de Tarsila do Amaral. No início, foi realizada uma roda de contação de histórias, na qual as crianças ouviram e interagiram com o livro "Tarsilinha e as Cores", aprendendo assim sobre a história da pintora brasileira e suas obras de arte. Isso despertou interesse e curiosidade nas crianças. Em seguida, as crianças foram convidadas a fazer uma pintura utilizando tintas guaches e pincéis, inspiradas pela obra "Abaporu". Cada criança teve total liberdade para explorar suas habilidades artísticas e expressar sua criatividade. Durante o processo de pintura, foram incentivadas a expressar suas percepções e emoções em relação à obra. Essa troca de ideias e diálogo favoreceu o desenvolvimento da linguagem oral e estimulou reflexões sobre formas, cores, a coordenação motora fina e técnicas utilizadas na arte. Além disso, a interação com a obra de Tarsila do Amaral estimulou a imaginação e a criatividade, promovendo o desenvolvimento do pensamento simbólico. A apreciação da obra "Abaporu" também permitiu que as crianças conhecessem mais sobre a cultura brasileira, valorizando a diversidade cultural e a identidade nacional, uma vez que Tarsila do Amaral é uma referência cultural do país. O contato com a obra permitiu que as crianças se reconhecessem como sujeitos culturais e compreendessem a importância da Arte em suas vidas. Concluímos que a experiência com a obra de Tarsila do Amaral proporcionou às crianças a oportunidade de experimentar e vivenciar a Arte, ampliando seu conhecimento cultural e desenvolvendo habilidades artísticas. De maneira lúdica e criativa, elas exploraram a linguagem artística e valorizaram a cultura brasileira, se tornando sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3137_TB408_18042024081506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA DA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "CINTIA SOARES" "autor_email" => "cintiassoares62@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109145 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 408 "inscrito_id" => 3137 "titulo" => "EXPLORANDO A ARTE ATRAVÉS DA OBRA ABAPORU DE TARSILA DO AMARAL." "resumo" => "Este resumo descreve uma experiência de Arte com as crianças do Infantil III de uma creche em Caucaia, Ceará, no ano de 2023. O objetivo era oferecer uma abordagem lúdica e criativa da obra "Abaporu", de Tarsila do Amaral. No início, foi realizada uma roda de contação de histórias, na qual as crianças ouviram e interagiram com o livro "Tarsilinha e as Cores", aprendendo assim sobre a história da pintora brasileira e suas obras de arte. Isso despertou interesse e curiosidade nas crianças. Em seguida, as crianças foram convidadas a fazer uma pintura utilizando tintas guaches e pincéis, inspiradas pela obra "Abaporu". Cada criança teve total liberdade para explorar suas habilidades artísticas e expressar sua criatividade. Durante o processo de pintura, foram incentivadas a expressar suas percepções e emoções em relação à obra. Essa troca de ideias e diálogo favoreceu o desenvolvimento da linguagem oral e estimulou reflexões sobre formas, cores, a coordenação motora fina e técnicas utilizadas na arte. Além disso, a interação com a obra de Tarsila do Amaral estimulou a imaginação e a criatividade, promovendo o desenvolvimento do pensamento simbólico. A apreciação da obra "Abaporu" também permitiu que as crianças conhecessem mais sobre a cultura brasileira, valorizando a diversidade cultural e a identidade nacional, uma vez que Tarsila do Amaral é uma referência cultural do país. O contato com a obra permitiu que as crianças se reconhecessem como sujeitos culturais e compreendessem a importância da Arte em suas vidas. Concluímos que a experiência com a obra de Tarsila do Amaral proporcionou às crianças a oportunidade de experimentar e vivenciar a Arte, ampliando seu conhecimento cultural e desenvolvendo habilidades artísticas. De maneira lúdica e criativa, elas exploraram a linguagem artística e valorizaram a cultura brasileira, se tornando sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3137_TB408_18042024081506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA DA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "CINTIA SOARES" "autor_email" => "cintiassoares62@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }