EXPLORANDO O CONCEITO DE SOLUÇÕES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PRODUTOS COMERCIAIS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112958 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5795 "inscrito_id" => 15795 "titulo" => "EXPLORANDO O CONCEITO DE SOLUÇÕES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PRODUTOS COMERCIAIS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Ensino de Química no âmbito da educação básica desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e crítico dos alunos. Ao conectar os conceitos teóricos às aplicações práticas do cotidiano, promove-se uma aprendizagem reflexiva, resultando em uma compreensão mais aprofundada e significativa da disciplina. Nesse contexto, esta ação temática teve como objetivo explorar o conceito de "soluções" entre estudantes do segundo ano do ensino médio da escola EEEP Paulo Barbosa Leite, localizada na cidade de Caririaçu-CE por meio de atividades experimentais interativas e problematizadoras utilizando produtos de uso cotidiano. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, se caracterizando como um relato de experiência. A proposta didática foi desenhada a partir da perspectiva dos três momentos pedagógicos de Delizoicov et al. (2002). No momento da problematização inicial, os alunos foram questionados sobre o que sabiam sobre os conceitos relativos às soluções químicas, buscando estimular a reflexão crítica sobre o conteúdo. Por meio de questionamentos e debates, visou-se instigar o pensamento reflexivo e facilitar a construção coletiva do conhecimento químico. Na etapa subsequente, chamada de organização do conhecimento, os discentes foram orientados a conduzir uma prática investigativa, analisando, produtos comumente utilizados em seu cotidiano. O objetivo dessa análise foi examinar os aspectos teóricos, como a composição química e as interações entre os componentes, visando aprimorar sua compreensão dos conceitos relacionados às soluções químicas e suas características específicas. Na fase final, denominada de aplicação do conhecimento, os aprendizados foram sistematizados, estabelecendo-se conexões do conteúdo com novas situações problematizadoras presentes no contexto sociocultural do estudante. Assim, evidencia-se a relevância de incluir o PIBID nas instituições de ensino, visando apoiar a formação inicial dos professores de Química e o desenvolvimento de sua imagem como docentes. Isso garantirá que todas as escolas e professores, sem distinção de localização, tenham chances iguais de participar do PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15795_TB5795_23052024221210.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO MARQUES CORREIA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO MARQUES" "autor_email" => "lmcleleufc@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112958 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5795 "inscrito_id" => 15795 "titulo" => "EXPLORANDO O CONCEITO DE SOLUÇÕES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PRODUTOS COMERCIAIS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Ensino de Química no âmbito da educação básica desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e crítico dos alunos. Ao conectar os conceitos teóricos às aplicações práticas do cotidiano, promove-se uma aprendizagem reflexiva, resultando em uma compreensão mais aprofundada e significativa da disciplina. Nesse contexto, esta ação temática teve como objetivo explorar o conceito de "soluções" entre estudantes do segundo ano do ensino médio da escola EEEP Paulo Barbosa Leite, localizada na cidade de Caririaçu-CE por meio de atividades experimentais interativas e problematizadoras utilizando produtos de uso cotidiano. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, se caracterizando como um relato de experiência. A proposta didática foi desenhada a partir da perspectiva dos três momentos pedagógicos de Delizoicov et al. (2002). No momento da problematização inicial, os alunos foram questionados sobre o que sabiam sobre os conceitos relativos às soluções químicas, buscando estimular a reflexão crítica sobre o conteúdo. Por meio de questionamentos e debates, visou-se instigar o pensamento reflexivo e facilitar a construção coletiva do conhecimento químico. Na etapa subsequente, chamada de organização do conhecimento, os discentes foram orientados a conduzir uma prática investigativa, analisando, produtos comumente utilizados em seu cotidiano. O objetivo dessa análise foi examinar os aspectos teóricos, como a composição química e as interações entre os componentes, visando aprimorar sua compreensão dos conceitos relacionados às soluções químicas e suas características específicas. Na fase final, denominada de aplicação do conhecimento, os aprendizados foram sistematizados, estabelecendo-se conexões do conteúdo com novas situações problematizadoras presentes no contexto sociocultural do estudante. Assim, evidencia-se a relevância de incluir o PIBID nas instituições de ensino, visando apoiar a formação inicial dos professores de Química e o desenvolvimento de sua imagem como docentes. Isso garantirá que todas as escolas e professores, sem distinção de localização, tenham chances iguais de participar do PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15795_TB5795_23052024221210.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO MARQUES CORREIA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO MARQUES" "autor_email" => "lmcleleufc@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }