O trabalho foi realizado com a turma do 2º ano B da EEMTI Virgílio Távora da cidade de Barbalha-CE, desenvolvido no segundo semestre de 2023. Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, buscou-se aproximar os alunos dos termos, conceitos e práticas da Educação financeira. A também conhecida como Flipped Learning ou Aprendizagem Invertida aparece como uma alternativa ao aprendizado tradicional, no qual o professor em sala expõe o conteúdo, faz demonstrações e cobra exercícios. Na nova abordagem, o aluno estuda o conteúdo em casa e passa a ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem, consolidando o conhecimento através do aprender pesquisando, aprender fazendo e aprender ensinando. O professor assume o papel de orientador e facilitador. Iniciado com uma aula introdutória ao tema, quando se levantou questões como: Vocês se enquadram em qual perfil financeiro, devedor, gastador, poupador ou investidor? Vale a pena fazer um empréstimo? Você ou sua família faz planejamento financeiro? Qual tipo de investimento vocês conhecem? O debate em sala instigou a curiosidade dos alunos sobre os termos, desdobrando-se, a partir de então, num trabalho de pesquisa sobre subtemas arrolados no âmbito temático da Educação Financeira. Esse movimento culminou na criação I Colóquio de Educação Financeira da EEMTI Virgílio Távora, evento pioneiro entre as escolas estaduais do Cariri cearense. A atividade contou com uma palestra, ofertada pela CDL – Barbalha, sobre ‘Endividamento’, cinco minicursos ministrados pelos estudantes da já referida turma para os demais estudantes da escola e uma mesa-redonda sobre investimentos, renda extra e impostos. Os temas dos minicursos foram: Consumismo: Alertas e soluções; Defesa do consumidor: CDC e sua aplicação prática; O poder dos Juros Compostos; Planejamento Financeiro; e Renda fixa: Primeiros passos para investir, reflexos da aprendizagem pretendida ao longo do desenvolvimento do projeto.