ENSINO DE LÍNGUAS: A LINGUAGEM SEGUNDO VYGOTSKY E BAKHTIN
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113177 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6153 "inscrito_id" => 750 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUAS: A LINGUAGEM SEGUNDO VYGOTSKY E BAKHTIN" "resumo" => "RESUMO Este artigo apresenta uma análise sobre o Ensino de Língua: a linguagem segundo Vygotsky e Bakhtin. Para os autores, a mudança, a ruptura, proporciona ao sujeito uma soma de pequenos acontecimentos que contribuem extraordinariamente para um salto qualitativo em seu desenvolvimento. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar o enfoque de Vygotsky e Bakhtin, onde ressaltam que não basta o sujeito ser apenas ativo nesse processo, ele deve ser interativo, porque forma conhecimento e se constitui a partir de relações intra e interpessoais, demonstrando que cada nova etapa do desenvolvimento do indivíduo representa a negação dialética da etapa anterior. A Pesquisa será desenvolvida de forma qualitativa, em que o contexto teórico-metodológico analisa o enfoque dos autores mencionados. Ambos apresentam o discurso que cada indivíduo se constrói, se (re) constrói, e se desenvolve na e pela interação social a partir de situações significativas com os enunciados individuais alheios, ou seja, a construção do nosso modo de expressão não depende somente de nós mesmos, mas também da multiplicidade de vozes existentes nos conceitos e discursos que constituem e integram nossa sociedade. Partindo do pressuposto de que a linguagem é um dos mais úteis instrumentos que temos como seres humanos, e que através dela transmitimos aos outros nossos conhecimentos, trocamos informações, organizamos pensamentos, discutimos ideias, e é, a partir dela que nos relacionamos socialmente, então, o ensino de línguas vem ampliar nossas relações sociais e, automaticamente, a (re) construção dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID750_TB6153_24052024191538.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMAR DE JESUS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Edmar Arns" "autor_email" => "edmararns33@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113177 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6153 "inscrito_id" => 750 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUAS: A LINGUAGEM SEGUNDO VYGOTSKY E BAKHTIN" "resumo" => "RESUMO Este artigo apresenta uma análise sobre o Ensino de Língua: a linguagem segundo Vygotsky e Bakhtin. Para os autores, a mudança, a ruptura, proporciona ao sujeito uma soma de pequenos acontecimentos que contribuem extraordinariamente para um salto qualitativo em seu desenvolvimento. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar o enfoque de Vygotsky e Bakhtin, onde ressaltam que não basta o sujeito ser apenas ativo nesse processo, ele deve ser interativo, porque forma conhecimento e se constitui a partir de relações intra e interpessoais, demonstrando que cada nova etapa do desenvolvimento do indivíduo representa a negação dialética da etapa anterior. A Pesquisa será desenvolvida de forma qualitativa, em que o contexto teórico-metodológico analisa o enfoque dos autores mencionados. Ambos apresentam o discurso que cada indivíduo se constrói, se (re) constrói, e se desenvolve na e pela interação social a partir de situações significativas com os enunciados individuais alheios, ou seja, a construção do nosso modo de expressão não depende somente de nós mesmos, mas também da multiplicidade de vozes existentes nos conceitos e discursos que constituem e integram nossa sociedade. Partindo do pressuposto de que a linguagem é um dos mais úteis instrumentos que temos como seres humanos, e que através dela transmitimos aos outros nossos conhecimentos, trocamos informações, organizamos pensamentos, discutimos ideias, e é, a partir dela que nos relacionamos socialmente, então, o ensino de línguas vem ampliar nossas relações sociais e, automaticamente, a (re) construção dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID750_TB6153_24052024191538.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMAR DE JESUS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Edmar Arns" "autor_email" => "edmararns33@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }