A Biologia Vegetal é o ramo da Biologia que estuda a diversidade e o mundo das plantas em seus mais diversos aspectos e níveis de complexidade. A Etnobotânica é uma das áreas da Botânica que diz respeito às relações entre a sociedade e as plantas, bem como seus usos nos seus mais diversas possibilidades. A contribuição dos saberes sobre etnobotânica influência no descobrimento das riquezas escondidas nas plantas, proporcionando o verdadeiro reconhecimento dos seus usos e propriedades. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a importância dos saberes da medicina botânica, e como os professores levam o ensino de etnobotânica para dentro de sala de aula. A metodologia deste trabalho deu-se por meio de um questionário semi estruturado com alguns moradores de uma vila rural localizada na cidade de Icó no estado do Ceará. Além disso, foi elaborado um formulário criado na plataforma Google forms e enviado para alguns professores de Biologia, para sabermos como eles trabalham a Etnobotânica na sala de aula. Ao realizarmos a pesquisa com alguns dos moradores rurais, observamos que eles mantêm os conhecimentos sobre plantas advindos de antepassados, e citaram algumas das espécies usadas para práticas curandeiras. A pesquisa realizada com os docentes, mostrou que eles trabalham a etnobotânica por meio de conversas e trabalhos em conjunto com a comunidade escolar e rural, contribuindo assim para a fomentação do interesse pela botânica, bem como pela área de estudo das plantas medicinais, influenciando a percepção dos estudantes no que tange a utilidade e a preservação de inúmeras espécies. Diante desse prisma, o ensino e o conhecimento acerca das plantas medicinais dentro de sala de aula se faz necessário, uma vez que os alunos reconhecendo esses valores, os seus saberes são ampliados dentro e fora da instituição de ensino.