O objetivo deste estudo consiste em apresentar as narrativas e os desafios enfrentados nas atividades de ensino de matemática na Educação Infantil em Queimadas, Paraíba. Participaram 13 docentes da rede municipal que aplicaram práticas educativas lúdicas para desenvolver habilidades matemáticas nas crianças. Após as práticas, os professores responderam a questionários sobre seu tempo de serviço, conceitos matemáticos trabalhados, recursos utilizados, desafios enfrentados, execução das atividades, alcance dos objetivos e participação das crianças. Os resultados mostraram que o tempo de experiência dos docentes variou entre 1 e 21 anos. Os conceitos abordados incluíram contagem, quantidade, sequência numérica, adição, reconhecimento de numerais, formas e tamanhos. Recursos variados foram utilizados, como tampinhas de garrafas, gravuras, blocos de montar e jogos de encaixe. Os principais desafios incluíram manter a concentração das crianças, reconhecimento de números e sequência numérica, indisciplina e necessidade de apoio psicológico. A integração de crianças novatas e a inquietação inicial das turmas também foram obstáculos mencionados. As atividades lúdicas foram geralmente bem aceitas, com crianças demonstrando entusiasmo e satisfação. Essas práticas ajudaram a manter a atenção das crianças e facilitaram a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os professores destacaram a importância de continuar usando métodos lúdicos para obter melhores resultados educacionais, promovendo um ambiente de aprendizagem prazeroso e significativo.