Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA NA UFABC

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110682
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2540
    "inscrito_id" => 10207
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA NA UFABC"
    "resumo" => "O Grupo de Estudos em Geografia (GEG) surge na Universidade Federal do ABC (UFABC) para preencher uma lacuna na formação interdisciplinar proposta pela instituição, principalmente para os estudantes da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH). A ausência de um curso de Geografia como opção Pós-Licenciatura Interdisciplinar (LI) limita as oportunidades educacionais dos alunos. Portanto, o GEG visa criar um espaço plural de estudos em geografia dentro da UFABC, promovendo a compreensão da amplitude dessa área de estudo e estimulando a leitura e estudo de textos específicos. Além disso, o grupo busca fortalecer a luta pela implementação de um curso de Geografia na universidade. Os objetivos gerais do GEG incluem a promoção da Geografia como área de estudo possível na UFABC, reflexão sobre conceitos importantes dessa disciplina e organização de palestras e eventos com especialistas da área. Além de reconhecer as principais temáticas da Geografia, destacar seu papel na formação interdisciplinar proposta pela universidade e promover discussões e encontros produtivos. O primeiro desses encontros ocorrerá no quadrimestre 2024.2 (com início em junho), eles serão quinzenais, no período da tarde, onde o primeiro tema abordado será Geografia Agrária. Os grupos de estudos desempenham um papel crucial como ambientes de apoio educacional, visando preencher as lacunas educacionais dos estudantes. Autores como FERNANDES (2016) e CAVALCANTE (2019) destacaram a importância desses projetos em suas respectivas áreas. Fernandes escreveu sobre a criação do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES) como uma alternativa complementar para aprofundar os conteúdos de disciplinas específicas. Por outro lado, Cavalcante investigou a relevância dos Grupos de Estudos e de Pesquisa no processo de formação docente dos estudantes de Pedagogia em seu projeto. Essas iniciativas refletem o reconhecimento acadêmico da importância dos grupos de estudos como facilitadores do aprendizado e do desenvolvimento educacional e profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10207_TB2540_18102024111948.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO LUIS MILITÃO"
    "autor_nome_curto" => "Pedro Luis Mili"
    "autor_email" => "pedroluis.mi14@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110682
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2540
    "inscrito_id" => 10207
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA NA UFABC"
    "resumo" => "O Grupo de Estudos em Geografia (GEG) surge na Universidade Federal do ABC (UFABC) para preencher uma lacuna na formação interdisciplinar proposta pela instituição, principalmente para os estudantes da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH). A ausência de um curso de Geografia como opção Pós-Licenciatura Interdisciplinar (LI) limita as oportunidades educacionais dos alunos. Portanto, o GEG visa criar um espaço plural de estudos em geografia dentro da UFABC, promovendo a compreensão da amplitude dessa área de estudo e estimulando a leitura e estudo de textos específicos. Além disso, o grupo busca fortalecer a luta pela implementação de um curso de Geografia na universidade. Os objetivos gerais do GEG incluem a promoção da Geografia como área de estudo possível na UFABC, reflexão sobre conceitos importantes dessa disciplina e organização de palestras e eventos com especialistas da área. Além de reconhecer as principais temáticas da Geografia, destacar seu papel na formação interdisciplinar proposta pela universidade e promover discussões e encontros produtivos. O primeiro desses encontros ocorrerá no quadrimestre 2024.2 (com início em junho), eles serão quinzenais, no período da tarde, onde o primeiro tema abordado será Geografia Agrária. Os grupos de estudos desempenham um papel crucial como ambientes de apoio educacional, visando preencher as lacunas educacionais dos estudantes. Autores como FERNANDES (2016) e CAVALCANTE (2019) destacaram a importância desses projetos em suas respectivas áreas. Fernandes escreveu sobre a criação do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES) como uma alternativa complementar para aprofundar os conteúdos de disciplinas específicas. Por outro lado, Cavalcante investigou a relevância dos Grupos de Estudos e de Pesquisa no processo de formação docente dos estudantes de Pedagogia em seu projeto. Essas iniciativas refletem o reconhecimento acadêmico da importância dos grupos de estudos como facilitadores do aprendizado e do desenvolvimento educacional e profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10207_TB2540_18102024111948.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO LUIS MILITÃO"
    "autor_nome_curto" => "Pedro Luis Mili"
    "autor_email" => "pedroluis.mi14@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Grupo de Estudos em Geografia (GEG) surge na Universidade Federal do ABC (UFABC) para preencher uma lacuna na formação interdisciplinar proposta pela instituição, principalmente para os estudantes da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH). A ausência de um curso de Geografia como opção Pós-Licenciatura Interdisciplinar (LI) limita as oportunidades educacionais dos alunos. Portanto, o GEG visa criar um espaço plural de estudos em geografia dentro da UFABC, promovendo a compreensão da amplitude dessa área de estudo e estimulando a leitura e estudo de textos específicos. Além disso, o grupo busca fortalecer a luta pela implementação de um curso de Geografia na universidade. Os objetivos gerais do GEG incluem a promoção da Geografia como área de estudo possível na UFABC, reflexão sobre conceitos importantes dessa disciplina e organização de palestras e eventos com especialistas da área. Além de reconhecer as principais temáticas da Geografia, destacar seu papel na formação interdisciplinar proposta pela universidade e promover discussões e encontros produtivos. O primeiro desses encontros ocorrerá no quadrimestre 2024.2 (com início em junho), eles serão quinzenais, no período da tarde, onde o primeiro tema abordado será Geografia Agrária. Os grupos de estudos desempenham um papel crucial como ambientes de apoio educacional, visando preencher as lacunas educacionais dos estudantes. Autores como FERNANDES (2016) e CAVALCANTE (2019) destacaram a importância desses projetos em suas respectivas áreas. Fernandes escreveu sobre a criação do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES) como uma alternativa complementar para aprofundar os conteúdos de disciplinas específicas. Por outro lado, Cavalcante investigou a relevância dos Grupos de Estudos e de Pesquisa no processo de formação docente dos estudantes de Pedagogia em seu projeto. Essas iniciativas refletem o reconhecimento acadêmico da importância dos grupos de estudos como facilitadores do aprendizado e do desenvolvimento educacional e profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.