Os documentos oficiais, assim como as formações pedagógicas para os profissionais de ensino vêm, nos últimos anos, destacando a necessidade de formarmos alunos ativos e protagonistas na sociedade atual. Este aluno tem de aprender a posicionar-se criticamente diante das situações adversas que ocorrem diariamente, sabendo defender suas ideias, opiniões e ponto de vista. Nesse ponto, o trabalho com a argumentação em sala de aula torna-se imprescindível para transformar este aluno num cidadão ativo, pensante, crítico, capaz de resolver problemas e defender o que acredita ser correto e necessário. Este trabalho tem o objetivo de analisar como a argumentação é abordada no livro didático de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio, de acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O livro didático escolhido como corpus para esta pesquisa foi Interação Português, de Graça Sette, Ivone Ribeiro, Márcia Travalha e Nara Bital, destinado aos alunos do ensino médio. Após a análise da Unidade 8, denominada Argumentação e Ética, concluímos que o livro didático aborda a argumentação de maneira eficiente, seguindo as orientações descritas na BNCC para o desenvolvimento eficaz desta competência linguística. Palavras-chave: Habilidades. Competências. Livro Didático. BNCC.