Este artigo investiga a inter-relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Educação Patrimonial no ensino de História. A BNCC representa um marco regulatório importante para a educação básica no Brasil, enquanto a Educação Patrimonial visa promover o entendimento e a valorização do patrimônio cultural. A análise teórica se baseia em revisão documental e bibliográfica, explorando como a BNCC pode ser implementada para fortalecer a Educação Patrimonial. A pesquisa aponta para a necessidade de alinhar os objetivos da BNCC com os princípios da Educação Patrimonial, integrando o estudo da história local e regional no currículo escolar. Os resultados destacam a importância de abordar o patrimônio cultural como parte essencial do processo educativo, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com a preservação da memória coletiva. Além disso, discute-se a formação de professores e a necessidade de recursos educativos adequados para implementar eficazmente a Educação Patrimonial no contexto da BNCC. Conclui-se que a inter-relação entre BNCC e Educação Patrimonial pode promover uma educação mais significativa e contextualizada, valorizando a diversidade cultural e histórica do Brasil. Propõem-se recomendações para aprimorar a integração desses dois componentes, visando um ensino de História mais rico e alinhado com as demandas educacionais contemporâneas.