Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINAS PARA O ENSINO DE FÍSICA DENTRO DO PROJETO PONTES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados obtidos no projeto de iniciação científica iniciado em janeiro de 2023, fruto de um edital FAPERJ nº 45/2021 – Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, dedicado a elaboração de experimentos que visem uma abordagem didática mais lúdica para a alfabetização científica nos níveis médio e fundamental. Criando um ambiente favorável para o desenvolvimento da criatividade através de pequenos desafios que permitam avanços graduais. A primeira etapa foi a construção de um caleidoscópio, para lidarmos com o conteúdo de óptica, abordando a projeção de imagens em espelhos planos e criando uma imagem que explorou uma abordagem criativa e artística dos alunos. Na segunda etapa do processo elaboramos uma oficina para construção de um motor homopolar, feito com ímãs, pilha elétrica e fio de cobre. O diferencial desta oficina foi a construção de um molde em uma impressora 3D, possibilitando a montagem da hélice do motor de uma maneira mais fácil e menos dependente de habilidades manuais. Para a terceira etapa deste projeto, elaboramos um experimento que aborda a lei da indução eletromagnética, também conhecida como a lei de Faraday-Neumann-Lenz. Para analisarmos a geração de corrente elétrica por meio de um pêndulo oscilante equipado com um ímã. Utilizamos uma placa, que foi justamente criada para fins didáticos e de prototipagem, a Arduíno Uno e dois sensores, um para coletar dados da corrente elétrica (ACS712) e um sensor magnético (KY-025) para podermos medir o período do pêndulo. Esta abordagem pode ser útil para comprovação dos fenômenos eletromagnéticos, ilustração de princípios físicos, incentivo a criatividade e ao senso científico-tecnológico dos estudantes, pois é um experimento de múltiplas abordagens de ciência e tecnologia.

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