Neste trabalho apresentamos os resultados obtidos no projeto de iniciação científica iniciado em janeiro de 2023, fruto de um edital FAPERJ nº 45/2021 – Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, dedicado a elaboração de experimentos que visem uma abordagem didática mais lúdica para a alfabetização científica nos níveis médio e fundamental. Criando um ambiente favorável para o desenvolvimento da criatividade através de pequenos desafios que permitam avanços graduais. A primeira etapa foi a construção de um caleidoscópio, para lidarmos com o conteúdo de óptica, abordando a projeção de imagens em espelhos planos e criando uma imagem que explorou uma abordagem criativa e artística dos alunos. Na segunda etapa do processo elaboramos uma oficina para construção de um motor homopolar, feito com ímãs, pilha elétrica e fio de cobre. O diferencial desta oficina foi a construção de um molde em uma impressora 3D, possibilitando a montagem da hélice do motor de uma maneira mais fácil e menos dependente de habilidades manuais. Para a terceira etapa deste projeto, elaboramos um experimento que aborda a lei da indução eletromagnética, também conhecida como a lei de Faraday-Neumann-Lenz. Para analisarmos a geração de corrente elétrica por meio de um pêndulo oscilante equipado com um ímã. Utilizamos uma placa, que foi justamente criada para fins didáticos e de prototipagem, a Arduíno Uno e dois sensores, um para coletar dados da corrente elétrica (ACS712) e um sensor magnético (KY-025) para podermos medir o período do pêndulo. Esta abordagem pode ser útil para comprovação dos fenômenos eletromagnéticos, ilustração de princípios físicos, incentivo a criatividade e ao senso científico-tecnológico dos estudantes, pois é um experimento de múltiplas abordagens de ciência e tecnologia.