LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA E O GÊNERO TRAP: A ORALIDADE EM SALA DE AULA NAS TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109520 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 6489 "titulo" => "LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA E O GÊNERO TRAP: A ORALIDADE EM SALA DE AULA NAS TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta para trabalhar com o texto oral em sala de aula a partir do estudo do gênero Trap brasileiro, nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sabe-se que o texto oral mostra-se coadjuvante em relação ao texto escrito, sobretudo no ensino médio e na EJA em função da premência dos textos acadêmicos tradicionais e dos exames para ingresso no ensino superior, como por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, a proposta nasceu a partir da urgência em trabalhar com a oralidade e seus usos em diversos contextos históricos e sociais fundamentando-se no arcabouço teórico da Linguística Aplicada Crítica (LAC). Dessa forma, estética, rima e sonoridade de uma cultura marginalizada encontra terreno fértil para a formação crítica dos educandos na educação básica. Outrossim, pensa-se ser salutar discorrer sobre esse artefato cultural contemporâneo ao descortinar e desnudar as narrativas, os posicionamentos críticos sociais, os discursos e os desdobramentos plurais empreendidos na construção do texto no gênero Trap. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Utilizou-se como aporte teórico o conceito de gêneros do discurso segundo Bakhtin (2006), a importância Linguística Crítica Aplicada no ensino de Língua Portuguesa nas palavras de Costa e Silva (2022), as reflexões sobre a contextualização histórica para a constituição do Trap no cenário brasileiro discorrido por Moares (2022) e a relevância dos estudos sobre cultura e identidade apresentadas por Stuart Hall (2006). Como principais resultados, buscou-se ampliar o repertório e o contato dos educandos das turmas da EJA com o texto oral dialogando com a Linguística Crítica Aplicada em sua produção social empreendidas no estudo do gênero Trap." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6489_TB909_21102024180651.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVAN SOARES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIVAN SOARES" "autor_email" => "josivansoares@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109520 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 6489 "titulo" => "LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA E O GÊNERO TRAP: A ORALIDADE EM SALA DE AULA NAS TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta para trabalhar com o texto oral em sala de aula a partir do estudo do gênero Trap brasileiro, nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sabe-se que o texto oral mostra-se coadjuvante em relação ao texto escrito, sobretudo no ensino médio e na EJA em função da premência dos textos acadêmicos tradicionais e dos exames para ingresso no ensino superior, como por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, a proposta nasceu a partir da urgência em trabalhar com a oralidade e seus usos em diversos contextos históricos e sociais fundamentando-se no arcabouço teórico da Linguística Aplicada Crítica (LAC). Dessa forma, estética, rima e sonoridade de uma cultura marginalizada encontra terreno fértil para a formação crítica dos educandos na educação básica. Outrossim, pensa-se ser salutar discorrer sobre esse artefato cultural contemporâneo ao descortinar e desnudar as narrativas, os posicionamentos críticos sociais, os discursos e os desdobramentos plurais empreendidos na construção do texto no gênero Trap. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Utilizou-se como aporte teórico o conceito de gêneros do discurso segundo Bakhtin (2006), a importância Linguística Crítica Aplicada no ensino de Língua Portuguesa nas palavras de Costa e Silva (2022), as reflexões sobre a contextualização histórica para a constituição do Trap no cenário brasileiro discorrido por Moares (2022) e a relevância dos estudos sobre cultura e identidade apresentadas por Stuart Hall (2006). Como principais resultados, buscou-se ampliar o repertório e o contato dos educandos das turmas da EJA com o texto oral dialogando com a Linguística Crítica Aplicada em sua produção social empreendidas no estudo do gênero Trap." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6489_TB909_21102024180651.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVAN SOARES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIVAN SOARES" "autor_email" => "josivansoares@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }