ARTRÓPODES NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PRÁTICAS APLICADAS AO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110559 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2388 "inscrito_id" => 2430 "titulo" => "ARTRÓPODES NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PRÁTICAS APLICADAS AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As Ciências Biológicas trabalham de forma didática e intuitiva os contextos relacionados ao cotidiano da sociedade, incluindo a vivência com os invertebrados. O objetivo desse relato é explanar a investigação do ensino da zoologia, com materiais didáticos e exemplares zoológicos de coleção didática, para a troca de conhecimentos, melhor entendimento e visualização do grupo Arthropoda. A intervenção pedagógica foi realizada com estudantes de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio/Técnico, na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada na Região Metropolitana do Recife. A atividade de intervenção foi elaborada aplicando práticas com um KIT Zoologia de Arthropoda, incluindo uma lupa microscópica com tela de LSD, placas de Petri e pinças de manipulação, dispondo exemplares dos cinco grupos principais: crustáceos, insetos, queliceriformes, diplópodes e quilópodes. Foram implementados dois jogos didáticos a critério de revisão, o primeiro do tipo jogo da memória para o entendimento da filogenia, relacionando os invertebrados marinhos (22 pares de cartas ilustrativas e com caracteres gerais). O segundo jogo é um quiz de cinco perguntas relacionado ao grupo dos crustáceos, abordando morfologia, estrutura, classificação taxonômica, conservação da natureza e evolução. A aplicação da intervenção pedagógica foi bem recebida pelos estudantes envolvidos, com destaque para as atividades práticas de manipulação dos organismos e identificação de estruturas com auxílio de lupa microscópica. Cerca de 90% dos estudantes apresentaram envolvimento com as atividades, demonstrando que práticas envolvendo exemplares reais e jogos são essenciais no ensino da Biologia. Durante as ações, os estudantes apresentaram maior facilidade com o grupo crustáceos, pelo reconhecimento da pesca local, ao passo que as maiores dificuldades dos estudantes estiveram relacionadas ao reconhecimento dos grupos queliceriformes e insetos, pela diversidade e diferenciação dos grupos. Ações desta natureza auxiliam no senso crítico do conhecimento acerca da fauna local, incluindo temas associados à preservação, convivência e importância dos invertebrados inseridos nas zonas urbanas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2430_TB2388_28102024154024.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ MAGNAVACCA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andre.luizmagnavacca@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110559 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2388 "inscrito_id" => 2430 "titulo" => "ARTRÓPODES NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PRÁTICAS APLICADAS AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As Ciências Biológicas trabalham de forma didática e intuitiva os contextos relacionados ao cotidiano da sociedade, incluindo a vivência com os invertebrados. O objetivo desse relato é explanar a investigação do ensino da zoologia, com materiais didáticos e exemplares zoológicos de coleção didática, para a troca de conhecimentos, melhor entendimento e visualização do grupo Arthropoda. A intervenção pedagógica foi realizada com estudantes de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio/Técnico, na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada na Região Metropolitana do Recife. A atividade de intervenção foi elaborada aplicando práticas com um KIT Zoologia de Arthropoda, incluindo uma lupa microscópica com tela de LSD, placas de Petri e pinças de manipulação, dispondo exemplares dos cinco grupos principais: crustáceos, insetos, queliceriformes, diplópodes e quilópodes. Foram implementados dois jogos didáticos a critério de revisão, o primeiro do tipo jogo da memória para o entendimento da filogenia, relacionando os invertebrados marinhos (22 pares de cartas ilustrativas e com caracteres gerais). O segundo jogo é um quiz de cinco perguntas relacionado ao grupo dos crustáceos, abordando morfologia, estrutura, classificação taxonômica, conservação da natureza e evolução. A aplicação da intervenção pedagógica foi bem recebida pelos estudantes envolvidos, com destaque para as atividades práticas de manipulação dos organismos e identificação de estruturas com auxílio de lupa microscópica. Cerca de 90% dos estudantes apresentaram envolvimento com as atividades, demonstrando que práticas envolvendo exemplares reais e jogos são essenciais no ensino da Biologia. Durante as ações, os estudantes apresentaram maior facilidade com o grupo crustáceos, pelo reconhecimento da pesca local, ao passo que as maiores dificuldades dos estudantes estiveram relacionadas ao reconhecimento dos grupos queliceriformes e insetos, pela diversidade e diferenciação dos grupos. Ações desta natureza auxiliam no senso crítico do conhecimento acerca da fauna local, incluindo temas associados à preservação, convivência e importância dos invertebrados inseridos nas zonas urbanas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2430_TB2388_28102024154024.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ MAGNAVACCA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andre.luizmagnavacca@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }