Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTRÓPODES NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PRÁTICAS APLICADAS AO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As Ciências Biológicas trabalham de forma didática e intuitiva os contextos relacionados ao cotidiano da sociedade, incluindo a vivência com os invertebrados. O objetivo desse relato é explanar a investigação do ensino da zoologia, com materiais didáticos e exemplares zoológicos de coleção didática, para a troca de conhecimentos, melhor entendimento e visualização do grupo Arthropoda. A intervenção pedagógica foi realizada com estudantes de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio/Técnico, na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada na Região Metropolitana do Recife. A atividade de intervenção foi elaborada aplicando práticas com um KIT Zoologia de Arthropoda, incluindo uma lupa microscópica com tela de LSD, placas de Petri e pinças de manipulação, dispondo exemplares dos cinco grupos principais: crustáceos, insetos, queliceriformes, diplópodes e quilópodes. Foram implementados dois jogos didáticos a critério de revisão, o primeiro do tipo jogo da memória para o entendimento da filogenia, relacionando os invertebrados marinhos (22 pares de cartas ilustrativas e com caracteres gerais). O segundo jogo é um quiz de cinco perguntas relacionado ao grupo dos crustáceos, abordando morfologia, estrutura, classificação taxonômica, conservação da natureza e evolução. A aplicação da intervenção pedagógica foi bem recebida pelos estudantes envolvidos, com destaque para as atividades práticas de manipulação dos organismos e identificação de estruturas com auxílio de lupa microscópica. Cerca de 90% dos estudantes apresentaram envolvimento com as atividades, demonstrando que práticas envolvendo exemplares reais e jogos são essenciais no ensino da Biologia. Durante as ações, os estudantes apresentaram maior facilidade com o grupo crustáceos, pelo reconhecimento da pesca local, ao passo que as maiores dificuldades dos estudantes estiveram relacionadas ao reconhecimento dos grupos queliceriformes e insetos, pela diversidade e diferenciação dos grupos. Ações desta natureza auxiliam no senso crítico do conhecimento acerca da fauna local, incluindo temas associados à preservação, convivência e importância dos invertebrados inseridos nas zonas urbanas.

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