A História, como campo do conhecimento, tanto de produção do saber como de disseminação do saber, interage de forma transdisciplinar com diversas áreas como antropologia, sociologia e geografia, contribuindo para a obtenção, análise e disseminação de dados históricos. Nesse sentido, este estudo sugere que a História desempenha um papel fundamental na formação dos comportamentos humanos e seu desenvolvimento, logo tem um caráter formativo psíquico social e cultural, promovendo uma educação que valoriza as diferenças individuais e culturais, bem como de acolhimento à alteridade. Utilizando uma metodologia de revisão bibliográfica em formato narrativo, o objetivo deste trabalho é investigar as relações entre História e Educação, destacando como a socialização dos saberes historiográficos influencia a construção da consciência histórica em estudantes de história, enquanto sujeitos do conhecimento em ambiente educacional, estimulando uma abordagem crítica e reflexiva sobre o passado. O embasamento teórico inclui conceitos de Paul Ricoeur sobre memória histórica (suas práticas de lembrar e de esquecer) e de Lev Vygotsky, do campo da psicologia histórico-cultural, que trata sobre a mediação entre sociedade e sujeito na atribuição de significado às experiências formativas (especialmente no campo da linguagem). Os resultados da pesquisa indicam que a conexão entre História e Educação (enquanto um processo educativo) promove a compreensão do passado, influenciando comportamentos e práticas humanas socioculturais, por meio da transmissão e construção da memória coletiva e histórica.