O objetivo deste artigo é compreender a contribuição do supervisor escolar no processo de organização do trabalho pedagógico em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. O supervisor escolar desempenha um papel fundamental na organização pedagógica, formação continuada, supervisão, avaliação dos processos institucionais, além de coordenar programas educacionais e mediar conflitos. Diante disso, questionamos: quais práticas o supervisor escolar realiza na escola que contribuem para a organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental? Ao oferecer suporte na orientação aos professores, o supervisor atua conjuntamente com o coordenador pedagógico para implementar práticas de formação continuada, contribuindo para o desenvolvimento profissional de toda a equipe escolar, não somente dos professores. Sua importância no contexto escolar também está relacionada ao acompanhamento dos professores e da prática profissional dos demais colaboradores, fornecendo feedback e avaliando o desempenho para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola, buscando melhorias e coordenando programas educacionais com a equipe gestora, tanto em atividades curriculares como extracurriculares. Outra importante contribuição do supervisor escolar é a mediação de conflitos, facilitando o diálogo entre professores, alunos, pais, responsáveis e membros da comunidade escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e de campo. Foram aplicados questionários a dois profissionais da educação: um supervisor educacional e uma professora da Educação Básica na cidade de Teresina-PI. Para embasar os estudos teóricos, foram considerados os seguintes autores: Przybylski (1985), Libâneo (2010), Medina (1997), Richarsdon (1999), Gil (2017) dentre outros. No geral, a função do supervisor escolar é apoiar o desenvolvimento profissional dos professores, promover a qualidade do ensino e da aprendizagem, coordenar programas educacionais e manter um ambiente escolar positivo e produtivo.