RESUMO A partir das leituras e discussões propostas na disciplina Estudos em Pesquisa Interdisciplinar, no Programa de Pós-graduação em Sociedade Cultura PPGSC/UESPI, este artigo objetiva refletir acerca da formação de educadores e pesquisadores na perspectiva interdisciplinar, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem uma educação progressista, libertadora e libertária, de crítica social dos conteúdos, sendo capazes, portanto, de romper com modelos de fragmentação ainda tão comuns no Brasil. Objetiva refletir acerca da formação de educadores e pesquisadores na perspectiva interdisciplinar na atualidade. Concernente à base teórica, recorremos às ideias e concepções de autores como: Japiassu (2006), Fazenda (2015), Nóvoa (1992), Oliveira (1997), Paulo Freire (1998), dentre outros. O estudo tem uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, tendo como fontes textos já publicados, impressos ou avulsos, em meios digitais e virtuais. Justifica-se este trabalho tendo em vista a relevância da interdisciplinaridade no contexto atual como uma abordagem, que pode e deve ser aplicada tanto ao ensino como a pesquisa, sendo um paradigma para as ciências na contemporaneidade. Descobrimos que a interdisciplinaridade está intimamente ligada a outras teorias contemporâneas que também contribuem significativamente para rompermos com modelos de fragmentação, como a teoria dos modelos organizadores de pensamento, que encaram o sujeito da aprendizagem e de saberes como ser ativo, participativo e construtor de conhecimento. Palavras-chave: Educação, Modelos organizadores, Interdisciplinaridade, Formação.