Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS RELAÇÕES SOCIAIS DO ALUNO AUTISTA COM OS DEMAIS ALUNOS NÃO AUTISTAS NO AMBITO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114878
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8569
    "inscrito_id" => 20693
    "titulo" => "AS RELAÇÕES SOCIAIS DO ALUNO AUTISTA COM OS DEMAIS ALUNOS NÃO AUTISTAS NO AMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo analisar as relações sociais do aluno autista com os alunos não autistas. A metodologia ancora-se numa abordagem qualitativa, utilizou-se ainda de estudos bibliográficos, documental, livros, dissertações e artigos para abordar sobre o papel do professor no processo de inclusão de alunos autista e não autistas baseadas em Paula e Peixoto (2019), Gomes e Mendes (2010), Nóvoa (2009 e 1992), Mantoan (2023), Vygotsky (1997, 2001), Arons (2012) e documentos como a LDB (1996), CF (1988). Os resultados obtidos mostram que o papel do professor faz toda a diferença no processo de inclusão dos alunos independente de sua especificidade. Conclui-se que a importância do professor proporciona aos educadores uma visão ampliada da realidade educacional, mas também social, contribuindo para uma melhor qualidade da prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem assim como acolher sem discriminar os que são diferentes, valorizando a pluralidade das necessidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20693_TB8569_27102024124234.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCIMARA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUCIMARA CARVAL"
    "autor_email" => "jucimara34carvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114878
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8569
    "inscrito_id" => 20693
    "titulo" => "AS RELAÇÕES SOCIAIS DO ALUNO AUTISTA COM OS DEMAIS ALUNOS NÃO AUTISTAS NO AMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo analisar as relações sociais do aluno autista com os alunos não autistas. A metodologia ancora-se numa abordagem qualitativa, utilizou-se ainda de estudos bibliográficos, documental, livros, dissertações e artigos para abordar sobre o papel do professor no processo de inclusão de alunos autista e não autistas baseadas em Paula e Peixoto (2019), Gomes e Mendes (2010), Nóvoa (2009 e 1992), Mantoan (2023), Vygotsky (1997, 2001), Arons (2012) e documentos como a LDB (1996), CF (1988). Os resultados obtidos mostram que o papel do professor faz toda a diferença no processo de inclusão dos alunos independente de sua especificidade. Conclui-se que a importância do professor proporciona aos educadores uma visão ampliada da realidade educacional, mas também social, contribuindo para uma melhor qualidade da prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem assim como acolher sem discriminar os que são diferentes, valorizando a pluralidade das necessidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20693_TB8569_27102024124234.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCIMARA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUCIMARA CARVAL"
    "autor_email" => "jucimara34carvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as relações sociais do aluno autista com os alunos não autistas. A metodologia ancora-se numa abordagem qualitativa, utilizou-se ainda de estudos bibliográficos, documental, livros, dissertações e artigos para abordar sobre o papel do professor no processo de inclusão de alunos autista e não autistas baseadas em Paula e Peixoto (2019), Gomes e Mendes (2010), Nóvoa (2009 e 1992), Mantoan (2023), Vygotsky (1997, 2001), Arons (2012) e documentos como a LDB (1996), CF (1988). Os resultados obtidos mostram que o papel do professor faz toda a diferença no processo de inclusão dos alunos independente de sua especificidade. Conclui-se que a importância do professor proporciona aos educadores uma visão ampliada da realidade educacional, mas também social, contribuindo para uma melhor qualidade da prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem assim como acolher sem discriminar os que são diferentes, valorizando a pluralidade das necessidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.