Este artigo tem como ideia principal a discussão com um cunho teórico bibliográfico visando analisar e refletir as produções e artigos científicos que possuem como tema a educação antirracista na atualidade e quantos desafios os profissionais da educação vem enfrentando diariamente, tendo como enfoque a prática de docentes da educação básica por um ensino e práticas antirracistas, e como essa forma de educar pode transformar e auxiliar na construção de modo efetivo a formação de um sujeito social, cultural, crítico e reflexivo. Tendo como objetivo introduzir os conceitos básicos interligados ao racismo dentro do âmbito escolar, e como ao longo dos anos ele vem se desenvolvendo nas instituições de ensino da educação básica. A metodologia adotada para produção desse trabalho foi uma exploração de dados por meio de acessos aos bancos de teses e artigos científicos acadêmicos do site SCIELO. As práticas educativas antirracistas devem ser pautadas diariamente dentro e fora das escolas e instituições de ensino, sabendo que na atual conjuntura do estado da educação nacional encontra-se não é uma tarefa fácil, trazendo dessa forma novos conceitos para serem inseridos na formação dos estudantes em sua rotina escolar e em sua formação como sujeito integral e social. E que por muitos anos essa educação antirracista foi privada dos alunos, deixando uma lacuna dentro da formação de crianças e adolescentes de todo o território nacional.