Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DOCENTES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113106
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6023
    "inscrito_id" => 8939
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DOCENTES."
    "resumo" => "Grandes são as discussões sobre o processo de alfabetização no Brasil. Os números nos índices de analfabetismo sempre foram uma preocupação para os docentes da educação básica e estudiosos do tema. Diante disto, se faz necessário a viabilização de políticas públicas e programas de especialização para auxiliar neste processo e cooperar para melhorias na educação básica. O presente relatório tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas durante a Residência Pedagógica pelos graduandos em pedagogia e licenciaturas da Universidade Federal de Pernambuco, no período de 2022 a 2024, tendo como área de atuação o processo de Alfabetização e Letramento de estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, sendo assim, todos os residentes deste programa foram inseridos em turmas do ciclo de alfabetização, a saber, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental anos iniciais.Viabilizando uma formação docente humana e concreta, atrelada a práticas em sala de aula e vivência com os estudantes, a Residência Pedagógica surge como um programa que visa contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada dos estudantes de licenciaturas. Tratamos conceitualmente do processo de alfabetização e letramento numa turma de 1º ano do ensino fundamental anos iniciais da Escola Municipal Maurício de Nassau da cidade de Recife. Diante disso, discutiremos neste trabalho acerca do processo de formação dos residentes. Nesse cenário, essa experiência foi fundamental para articulação da teoria acadêmica com a prática vivenciada em sala de aula, enriquecendo significativamente a formação dos futuros pedagogos. Destacamos que é fundamental que este projeto continue preparando e orientando professores em formação, principalmente no processo de alfabetização e letramento, que é de suma importância na educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8939_TB6023_23052024232443.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE MICKELLY DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Elaine Lima"
    "autor_email" => "elainemickellydelima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113106
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6023
    "inscrito_id" => 8939
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DOCENTES."
    "resumo" => "Grandes são as discussões sobre o processo de alfabetização no Brasil. Os números nos índices de analfabetismo sempre foram uma preocupação para os docentes da educação básica e estudiosos do tema. Diante disto, se faz necessário a viabilização de políticas públicas e programas de especialização para auxiliar neste processo e cooperar para melhorias na educação básica. O presente relatório tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas durante a Residência Pedagógica pelos graduandos em pedagogia e licenciaturas da Universidade Federal de Pernambuco, no período de 2022 a 2024, tendo como área de atuação o processo de Alfabetização e Letramento de estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, sendo assim, todos os residentes deste programa foram inseridos em turmas do ciclo de alfabetização, a saber, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental anos iniciais.Viabilizando uma formação docente humana e concreta, atrelada a práticas em sala de aula e vivência com os estudantes, a Residência Pedagógica surge como um programa que visa contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada dos estudantes de licenciaturas. Tratamos conceitualmente do processo de alfabetização e letramento numa turma de 1º ano do ensino fundamental anos iniciais da Escola Municipal Maurício de Nassau da cidade de Recife. Diante disso, discutiremos neste trabalho acerca do processo de formação dos residentes. Nesse cenário, essa experiência foi fundamental para articulação da teoria acadêmica com a prática vivenciada em sala de aula, enriquecendo significativamente a formação dos futuros pedagogos. Destacamos que é fundamental que este projeto continue preparando e orientando professores em formação, principalmente no processo de alfabetização e letramento, que é de suma importância na educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8939_TB6023_23052024232443.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE MICKELLY DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Elaine Lima"
    "autor_email" => "elainemickellydelima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Grandes são as discussões sobre o processo de alfabetização no Brasil. Os números nos índices de analfabetismo sempre foram uma preocupação para os docentes da educação básica e estudiosos do tema. Diante disto, se faz necessário a viabilização de políticas públicas e programas de especialização para auxiliar neste processo e cooperar para melhorias na educação básica. O presente relatório tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas durante a Residência Pedagógica pelos graduandos em pedagogia e licenciaturas da Universidade Federal de Pernambuco, no período de 2022 a 2024, tendo como área de atuação o processo de Alfabetização e Letramento de estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, sendo assim, todos os residentes deste programa foram inseridos em turmas do ciclo de alfabetização, a saber, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental anos iniciais.Viabilizando uma formação docente humana e concreta, atrelada a práticas em sala de aula e vivência com os estudantes, a Residência Pedagógica surge como um programa que visa contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada dos estudantes de licenciaturas. Tratamos conceitualmente do processo de alfabetização e letramento numa turma de 1º ano do ensino fundamental anos iniciais da Escola Municipal Maurício de Nassau da cidade de Recife. Diante disso, discutiremos neste trabalho acerca do processo de formação dos residentes. Nesse cenário, essa experiência foi fundamental para articulação da teoria acadêmica com a prática vivenciada em sala de aula, enriquecendo significativamente a formação dos futuros pedagogos. Destacamos que é fundamental que este projeto continue preparando e orientando professores em formação, principalmente no processo de alfabetização e letramento, que é de suma importância na educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.