As tecnologias podem ser grandes aliadas da educação inclusiva tanto para o ensino quanto para a aprendizagem dos estudantes com o sem deficiência. A utilização de dispositivos eletrônicos, como tablets, celulares, IPads e aplicativos para ensinar estudantes têm corroborado para experiências exitosas. Entretanto, podemos ainda perceber os desafios de utilizar as tecnologias digitais como parte integrante nas escolas enquanto processo de ensino e aprendizagem de alguns estudantes, a exemplo dos autistas e surdos. Ao considerar esses aspectos, é necessário que possamos refletir sobre como essas tecnologias podem contribuir para que todos os estudantes possam ter oportunidades de aprendizagem com mais equidade. Para o desenvolvimento deste artigo foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, na qual o objetivo é analisar produções científicas que tragam contribuições para o uso das tecnologias nas escolas e que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência diante de uma perspectiva inclusiva. Utilizou-se as palavras chaves educação inclusiva, tecnologias da informação e da comunicação e aprendizagem. Os resultados desta pesquisa apontaram que com a mediação dos professores e utilização disposição das ferramentas tecnológicas, estudantes com deficiência participam de maneira hábil das aulas conseguindo assim, a partir dos processos educativos na perspectiva da educação inclusiva, acessar as aprendizagens escolares. Consideramos assim, que as TDCIs podem ser recursos que auxiliam no processo de ensino de estudantes com ou sem deficiências, sendo utilizadas com a mediação pedagógica dos professores amparadas por uma intencionalidade. Por ser este um tema tão complexo e abrangente se faz necessário outras investigações para ampliar as discussões sobre o uso das TDCIs nos espaços educativos de maneira relevante e como facilitador da aprendizagem.