O processo pedagógico no curso de enfermagem desde a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), tem sido alvo de muitos debates, gerando adaptações no que concerne a formação profissional do enfermeiro e do técnico em enfermagem, pautada pelos princípios da integralidade da assistência. Nesse contexto, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, constitui-se em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ofertando cursos de Enfermagem e de Técnico em Enfermagem. A justificativa desta pesquisa baseia-se na necessidade de aprofundar os estudos sobre a EPT na saúde a fim de verificar práticas e estratégias didático-pedagógicas que fomentem a formação integral do ser humano. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é verificar a vertente metodológico da formação do técnico em enfermagem em um Curso da Rede Federal em Alagoas. Pesquisa do tipo análise documental, de abordagem qualitativa e de investigação do tipo descritiva, parte da pesquisa do doutorado. O levantamento bibliográfico foi realizado com o Plano pedagógico do Curso (PPC), ementas dos componentes curriculares e com documentos da Instituição como: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI). Os resultados apontam para um currículo teórico/prático desde o início da formação dos estudantes, dividido em módulos e com metodologia diversificada. Assim, é de fundamental importância discutir e desenvolver práticas pedagógicas que estimulem a autonomia formativa, que reflitam sobre o papel das ciências da saúde, para que possam trazer modificações positivas no contexto social, cultural, ambiental e histórico, de forma inclusiva. Para isso, leva-se em conta a missão da EPT de promover educação de qualidade social, pública e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável.