PIBID DE QUÍMICA: TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112468 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5109 "inscrito_id" => 607 "titulo" => "PIBID DE QUÍMICA: TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A escassez de professores em disciplinas como ciências naturais é um desafio global que impacta a qualidade da educação. No caso da Química, o desinteresse histórico dos estudantes contribui para a falta de profissionais qualificados. Nesse contexto, o PIBID de Química desempenha um papel crucial, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar a prática docente desde os primeiros anos da formação acadêmica. Essa imersão na realidade das salas de aula pode despertar o interesse e a paixão pela docência, incentivando mais estudantes a seguirem carreiras na área. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências do PIBID na preparação de professores de Química, bem como na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dessa disciplina no ensino médio. Os dados foram coletados através de um questionário no Google Forms. Na edição de 2020, participaram 30 estudantes, mas apenas 12 responderam: 8 mulheres (66,7%) e 4 homens (33,3%). Destes, 91,7% eram bolsistas e 8,3% voluntários, com a maioria participando por 18 meses. Na edição de 2023, 23 participantes responderam: 8 mulheres (34,8%) e 15 homens (65,2%), sendo 91,3% bolsistas e 8,7% ex-bolsistas, com a maioria participando por 12 meses, no qual a análise do questionário incluiu dados sobre gênero, status de ex-aluno, categorias de bolsista e voluntário, tempo de permanência e realização de planejamento de aula. De acordo com os resultados coletados na pesquisa, conclui-se que o PIBID é essencial na formação inicial de futuros educadores, oferecendo oportunidades valiosas para o contato com a prática docente e desenvolvimento de habilidades. Além disso, o programa é reconhecido por influenciar positivamente a escolha da carreira docente, proporcionando uma perspectiva enriquecedora para o exercício profissional. Destarte, o PIBID contribui significativamente para a formação de professores mais preparados e engajados, melhorando a qualidade do ensino de Química no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID607_TB5109_26102024163312.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE SALES PAIVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandadesalespaiva@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112468 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5109 "inscrito_id" => 607 "titulo" => "PIBID DE QUÍMICA: TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A escassez de professores em disciplinas como ciências naturais é um desafio global que impacta a qualidade da educação. No caso da Química, o desinteresse histórico dos estudantes contribui para a falta de profissionais qualificados. Nesse contexto, o PIBID de Química desempenha um papel crucial, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar a prática docente desde os primeiros anos da formação acadêmica. Essa imersão na realidade das salas de aula pode despertar o interesse e a paixão pela docência, incentivando mais estudantes a seguirem carreiras na área. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências do PIBID na preparação de professores de Química, bem como na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dessa disciplina no ensino médio. Os dados foram coletados através de um questionário no Google Forms. Na edição de 2020, participaram 30 estudantes, mas apenas 12 responderam: 8 mulheres (66,7%) e 4 homens (33,3%). Destes, 91,7% eram bolsistas e 8,3% voluntários, com a maioria participando por 18 meses. Na edição de 2023, 23 participantes responderam: 8 mulheres (34,8%) e 15 homens (65,2%), sendo 91,3% bolsistas e 8,7% ex-bolsistas, com a maioria participando por 12 meses, no qual a análise do questionário incluiu dados sobre gênero, status de ex-aluno, categorias de bolsista e voluntário, tempo de permanência e realização de planejamento de aula. De acordo com os resultados coletados na pesquisa, conclui-se que o PIBID é essencial na formação inicial de futuros educadores, oferecendo oportunidades valiosas para o contato com a prática docente e desenvolvimento de habilidades. Além disso, o programa é reconhecido por influenciar positivamente a escolha da carreira docente, proporcionando uma perspectiva enriquecedora para o exercício profissional. Destarte, o PIBID contribui significativamente para a formação de professores mais preparados e engajados, melhorando a qualidade do ensino de Química no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID607_TB5109_26102024163312.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE SALES PAIVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandadesalespaiva@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }