Este artigo visa refletir sobre a inclusão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa e baseada em análise documental, procura compreender melhor os desafios e as possibilidades da implementação das políticas de inclusão, considerando a diversidade de sujeitos do PROEJA. Dada a diversidade de contextos e vivências desses estudantes, é crucial identificar como esses fatores afetam seu aprendizado e engajamento. Baseando-se nos fundamentos teóricos de Freire (1987), Arroyo (2005), Prado (2015), Oliveira (1999), Silva (2022), os resultados revelam que o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) desempenha um papel fundamental na inclusão de jovens e adultos no cenário educacional, oferecendo oportunidade vital para aqueles que, por diversas razões, foram excluídos do sistema educacional tradicional, permitindo-lhes adquirir não apenas habilidades técnicas e profissionais, mas também uma educação básica completa.