SUJEITOS DA EJA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113712 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6915 "inscrito_id" => 16274 "titulo" => "SUJEITOS DA EJA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO" "resumo" => "Este artigo visa refletir sobre a inclusão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa e baseada em análise documental, procura compreender melhor os desafios e as possibilidades da implementação das políticas de inclusão, considerando a diversidade de sujeitos do PROEJA. Dada a diversidade de contextos e vivências desses estudantes, é crucial identificar como esses fatores afetam seu aprendizado e engajamento. Baseando-se nos fundamentos teóricos de Freire (1987), Arroyo (2005), Prado (2015), Oliveira (1999), Silva (2022), os resultados revelam que o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) desempenha um papel fundamental na inclusão de jovens e adultos no cenário educacional, oferecendo oportunidade vital para aqueles que, por diversas razões, foram excluídos do sistema educacional tradicional, permitindo-lhes adquirir não apenas habilidades técnicas e profissionais, mas também uma educação básica completa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16274_TB6915_10062024171055.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA DA CONCEIÇÃO CUNHA" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandraconcunha@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113712 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6915 "inscrito_id" => 16274 "titulo" => "SUJEITOS DA EJA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO" "resumo" => "Este artigo visa refletir sobre a inclusão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa e baseada em análise documental, procura compreender melhor os desafios e as possibilidades da implementação das políticas de inclusão, considerando a diversidade de sujeitos do PROEJA. Dada a diversidade de contextos e vivências desses estudantes, é crucial identificar como esses fatores afetam seu aprendizado e engajamento. Baseando-se nos fundamentos teóricos de Freire (1987), Arroyo (2005), Prado (2015), Oliveira (1999), Silva (2022), os resultados revelam que o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) desempenha um papel fundamental na inclusão de jovens e adultos no cenário educacional, oferecendo oportunidade vital para aqueles que, por diversas razões, foram excluídos do sistema educacional tradicional, permitindo-lhes adquirir não apenas habilidades técnicas e profissionais, mas também uma educação básica completa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16274_TB6915_10062024171055.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA DA CONCEIÇÃO CUNHA" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandraconcunha@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }