Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR NOS LIVROS DIDÁTICOS – RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NO CONTEXTO DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa analisa o lugar do conhecimento histórico, normatizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e recontextualizado nos Livros Didáticos. Para isso, realizamos uma análise comparativa, do contexto anterior e posterior a homologação da BNCC, sobre o objeto cultural do Livro Didático (LD), com ênfase central no contexto da Reforma do Ensino Médio. Nesse exercício de análise do conhecimento histórico, busca-se então estabelecer uma reflexão, acerca das mudanças realizadas na produção do LD. Analisamos os documentos governamentais referentes a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio (BRASIL, 2018), bem como a legislação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A pesquisa analisa o conhecimento histórico apresentados nos Livros Didáticos a partir de um roteiro, amparado nos estudos da Educação Histórica. Objeto de análise são coleções publicadas nos contextos anterior e posterior à BNCC e da Reforma do Novo Ensino Médio. As coleções produzidas pelas mesma editora e igual autoria permitiu compreender as permanências e rupturas nos conhecimentos históricos apresentados nos LD’s, nos contextos anteriores e posteriores a Reforma do Ensino Médio, como também, possibilitou construir uma reflexão atual sobre o Ensino de História e aos desafios do ensino escolar, em especial ao componente de História e as obras didáticas escolares.

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