O resumo refere-se aos resultados da pesquisa desenvolvida para obtenção de título de mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso. A pesquisa teve como objeto de análise a Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos, onde investigamos se os conhecimentos adquiridos pelos alunos, através de análises críticas sobre diversos temas relacionados ao cotidiano individual ou à coletividade, contribuem nas tomadas de decisões. Para essa investigação foi desenvolvido um material pedagógico com o título: A Matemática Financeira, da vida para a escola!, que teve o intuito de estimular os alunos a reflexões sobre os temas abordados, estes sempre entrelaçando conceitos da Matemática Financeira com conceitos da Educação Financeira. Para a condução da pesquisa utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa e na aplicação do material produzido nos pautamos na metodologia de ensino Dialógica, onde observamos as análises e produções dos alunos, tanto por meio de expressões escritas quanto orais, os temas abordados foram selecionados com o intuito de facilitar o encontro do sujeito com a produção do seu conhecimento, valorizando os conhecimentos anteriores e a troca de informações entre os pares. Acreditamos que a pesquisa teve seus objetivos alcançados visto que, observamos avanços na reorganização de conhecimentos matemáticos básicos, construção de novos conhecimentos que se moldaram em torno das discussões e análises dos alunos, nos permitindo chegar à conclusão de que a maioria dos alunos passou a perceber a importância da Matemática Financeira nas tomada de decisões.