Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLÁSTICOS: CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA E DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O desenvolvimento da percepção ambiental e a contextualização do ensino de Química são temáticas de elevada importância, devido a necessidade de tornar os conteúdos de química mais atrativos para os alunos e de, durante o processo de construção do conhecimento, contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas ações quanto ao meio ambiente. Os plásticos podem ser utilizados como meio para a discussão destes conceitos, visto que são materiais produzidos sinteticamente que podem ser analisados sobre a perspectiva da ciência Química, devido as estruturas moleculares que os constituem, suas reações de obtenção e a interação entre estes materiais e o meio ambiente. Justifica-se o uso dos plásticos como base para discussão sobre o meio ambiente e para contextualização do ensino de Química, devido à proximidade de que este material tem com toda sociedade, tendo aplicações em diversos setores e, aos impactos causados pelo seu descarte inapropriado assim como, da importância de tratar sobre a necessidade de sua reciclagem. A partir disso, este artigo objetivou quantificar o número de trabalhos publicados na revista “Química Nova na Escola”, que abordam como temática os materiais plásticos como meio para a contextualização do ensino de química e desenvolvimento da percepção ambiental dos alunos, sob o procedimento metodológico do estado da arte, em um recorte temporal de 20 anos (2003 até 2023), a fim de identificar se os plásticos são utilizados para contextualizar conteúdos de Química e para desenvolver a percepção ambiental dos alunos. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os materiais plásticos não são frequentemente utilizados com as finalidades descritas, visto que, no recorte temporal supracitado, apenas cinco artigos foram encontrados, evidenciando a necessidade de produção de mais trabalhos que tratem sobre as temáticas descritas.

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