Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLUBE DE LEITURA: O COMPARTILHAMENTO DE PONTOS DE VISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112321
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4902
    "inscrito_id" => 15088
    "titulo" => "CLUBE DE LEITURA: O COMPARTILHAMENTO DE PONTOS DE VISTA"
    "resumo" => "De acordo com os dados da Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2015 para 2019, houve uma queda considerável do número de leitores: cerca de 4,6 milhões de pessoas deixaram esse hábito de lado. Esse dado nos motivou a criar um clube de leitura com os alunos do ensino técnico Integrado ao Ensino Médio, do IFPB – campus Picuí. Estamos entendendo o clube de leitura como uma reunião em que pessoas se reúnem para realizar a leitura de um mesmo texto e em seguida discutir a temática abordada bem como compartilhar as impressões que cada um teve ao ler o livro, o conto, o mangá, enfim o que tiver sido selecionado para a leitura em conjunto. O objetivo deste trabalho é discutir como um clube de leitura pode estimular os alunos da instituição a desenvolver ou a despertar o hábito da leitura a fim de melhorar as habilidades e capacidade crítica dos indivíduos. Esta é uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, embasado sobretudo em Freire (2011, 1987) e Candido (1989). As falas dos participantes mostram que alcançamos a finalidade do clube, uma vez que os discentes afirmaram que aumentaram a quantidade de leitura, seja de hora seja de textos lidos, mostrando que seus interesses em ler livros se intensificaram após a participação no clube, pois eles passaram a ver outros pontos de vista da mesma história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15088_TB4902_28102024220552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA NICÁCIA OLIVEIRA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolinanicacia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112321
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4902
    "inscrito_id" => 15088
    "titulo" => "CLUBE DE LEITURA: O COMPARTILHAMENTO DE PONTOS DE VISTA"
    "resumo" => "De acordo com os dados da Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2015 para 2019, houve uma queda considerável do número de leitores: cerca de 4,6 milhões de pessoas deixaram esse hábito de lado. Esse dado nos motivou a criar um clube de leitura com os alunos do ensino técnico Integrado ao Ensino Médio, do IFPB – campus Picuí. Estamos entendendo o clube de leitura como uma reunião em que pessoas se reúnem para realizar a leitura de um mesmo texto e em seguida discutir a temática abordada bem como compartilhar as impressões que cada um teve ao ler o livro, o conto, o mangá, enfim o que tiver sido selecionado para a leitura em conjunto. O objetivo deste trabalho é discutir como um clube de leitura pode estimular os alunos da instituição a desenvolver ou a despertar o hábito da leitura a fim de melhorar as habilidades e capacidade crítica dos indivíduos. Esta é uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, embasado sobretudo em Freire (2011, 1987) e Candido (1989). As falas dos participantes mostram que alcançamos a finalidade do clube, uma vez que os discentes afirmaram que aumentaram a quantidade de leitura, seja de hora seja de textos lidos, mostrando que seus interesses em ler livros se intensificaram após a participação no clube, pois eles passaram a ver outros pontos de vista da mesma história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15088_TB4902_28102024220552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA NICÁCIA OLIVEIRA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolinanicacia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

De acordo com os dados da Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2015 para 2019, houve uma queda considerável do número de leitores: cerca de 4,6 milhões de pessoas deixaram esse hábito de lado. Esse dado nos motivou a criar um clube de leitura com os alunos do ensino técnico Integrado ao Ensino Médio, do IFPB – campus Picuí. Estamos entendendo o clube de leitura como uma reunião em que pessoas se reúnem para realizar a leitura de um mesmo texto e em seguida discutir a temática abordada bem como compartilhar as impressões que cada um teve ao ler o livro, o conto, o mangá, enfim o que tiver sido selecionado para a leitura em conjunto. O objetivo deste trabalho é discutir como um clube de leitura pode estimular os alunos da instituição a desenvolver ou a despertar o hábito da leitura a fim de melhorar as habilidades e capacidade crítica dos indivíduos. Esta é uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, embasado sobretudo em Freire (2011, 1987) e Candido (1989). As falas dos participantes mostram que alcançamos a finalidade do clube, uma vez que os discentes afirmaram que aumentaram a quantidade de leitura, seja de hora seja de textos lidos, mostrando que seus interesses em ler livros se intensificaram após a participação no clube, pois eles passaram a ver outros pontos de vista da mesma história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.