Tendo em vista a figura do educador e a importância do seu papel na construção da sociedade, torna-se fundamental cuidar do seu bem-estar. Consideramos a comunicação um elemento fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, ensinar consiste também em comunicar e dialogar conhecimentos. Sendo assim, como o educador pode comunicar-se de forma efetiva? O objetivo deste estudo é promover reflexões e ações sobre a relevância da saúde da comunicação no processo de ensino-aprendizagem para o aprimoramento do agir comunicativo por meio da Plataforma CHA para educadores. Para isso, após o cadastro e assinatura do TCLE, os educadores serão atendidos individualmente pelo profissional Fonoaudiólogo no acolhimento comunicativo da respectiva Plataforma, que encontra-se hospedada no Campus Virtual da Fiocruz. Estes acolhimentos serão personalizados a fim de atender as demandas apresentadas. A partir dos atendimentos, identificamos que 75% dos sujeitos buscaram o atendimento devido às demandas vocais como, rouquidão, fadiga vocal, falhas na voz, pigarro e outros. É relevante ressaltar que 85% da amostra estava em acompanhamento com o suporte psicológico da plataforma CHA, devido a ansiedade, depressão, esgotamento, estresse e tensão devido a alta demanda de trabalho. Além disso, cerca de 15% dos participantes relataram acompanhamento psiquiátrico com prescrição de medicação. Por meio dos discursos, identificamos uma lacuna quanto ao conhecimento sobre saúde vocal e o impacto da comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, observamos a necessidade de articulação com a psicologia e a pedagogia para promoção da Comunicação Efetiva nos espaços de aprendizagem. Os dados apontam que a forma como o educador se comunica influencia a relação professor-aluno, assim como a saúde do educador e o processo de ensino-aprendizagem.