COMUNICAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA EDUCADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID- 19 POR MEIO DA PLATAFORMA VIRTUAL CHA PARA EDUCADORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112937 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5766 "inscrito_id" => 15408 "titulo" => "COMUNICAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA EDUCADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID- 19 POR MEIO DA PLATAFORMA VIRTUAL CHA PARA EDUCADORES" "resumo" => "Tendo em vista a figura do educador e a importância do seu papel na construção da sociedade, torna-se fundamental cuidar do seu bem-estar. Consideramos a comunicação um elemento fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, ensinar consiste também em comunicar e dialogar conhecimentos. Sendo assim, como o educador pode comunicar-se de forma efetiva? O objetivo deste estudo é promover reflexões e ações sobre a relevância da saúde da comunicação no processo de ensino-aprendizagem para o aprimoramento do agir comunicativo por meio da Plataforma CHA para educadores. Para isso, após o cadastro e assinatura do TCLE, os educadores serão atendidos individualmente pelo profissional Fonoaudiólogo no acolhimento comunicativo da respectiva Plataforma, que encontra-se hospedada no Campus Virtual da Fiocruz. Estes acolhimentos serão personalizados a fim de atender as demandas apresentadas. A partir dos atendimentos, identificamos que 75% dos sujeitos buscaram o atendimento devido às demandas vocais como, rouquidão, fadiga vocal, falhas na voz, pigarro e outros. É relevante ressaltar que 85% da amostra estava em acompanhamento com o suporte psicológico da plataforma CHA, devido a ansiedade, depressão, esgotamento, estresse e tensão devido a alta demanda de trabalho. Além disso, cerca de 15% dos participantes relataram acompanhamento psiquiátrico com prescrição de medicação. Por meio dos discursos, identificamos uma lacuna quanto ao conhecimento sobre saúde vocal e o impacto da comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, observamos a necessidade de articulação com a psicologia e a pedagogia para promoção da Comunicação Efetiva nos espaços de aprendizagem. Os dados apontam que a forma como o educador se comunica influencia a relação professor-aluno, assim como a saúde do educador e o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15408_TB5766_26102024225141.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GREISIELI DUARTE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "GREISIELI" "autor_email" => "greisiellid@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112937 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5766 "inscrito_id" => 15408 "titulo" => "COMUNICAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA EDUCADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID- 19 POR MEIO DA PLATAFORMA VIRTUAL CHA PARA EDUCADORES" "resumo" => "Tendo em vista a figura do educador e a importância do seu papel na construção da sociedade, torna-se fundamental cuidar do seu bem-estar. Consideramos a comunicação um elemento fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, ensinar consiste também em comunicar e dialogar conhecimentos. Sendo assim, como o educador pode comunicar-se de forma efetiva? O objetivo deste estudo é promover reflexões e ações sobre a relevância da saúde da comunicação no processo de ensino-aprendizagem para o aprimoramento do agir comunicativo por meio da Plataforma CHA para educadores. Para isso, após o cadastro e assinatura do TCLE, os educadores serão atendidos individualmente pelo profissional Fonoaudiólogo no acolhimento comunicativo da respectiva Plataforma, que encontra-se hospedada no Campus Virtual da Fiocruz. Estes acolhimentos serão personalizados a fim de atender as demandas apresentadas. A partir dos atendimentos, identificamos que 75% dos sujeitos buscaram o atendimento devido às demandas vocais como, rouquidão, fadiga vocal, falhas na voz, pigarro e outros. É relevante ressaltar que 85% da amostra estava em acompanhamento com o suporte psicológico da plataforma CHA, devido a ansiedade, depressão, esgotamento, estresse e tensão devido a alta demanda de trabalho. Além disso, cerca de 15% dos participantes relataram acompanhamento psiquiátrico com prescrição de medicação. Por meio dos discursos, identificamos uma lacuna quanto ao conhecimento sobre saúde vocal e o impacto da comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, observamos a necessidade de articulação com a psicologia e a pedagogia para promoção da Comunicação Efetiva nos espaços de aprendizagem. Os dados apontam que a forma como o educador se comunica influencia a relação professor-aluno, assim como a saúde do educador e o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15408_TB5766_26102024225141.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GREISIELI DUARTE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "GREISIELI" "autor_email" => "greisiellid@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }