BULLYING: IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113522 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6628 "inscrito_id" => 17342 "titulo" => "BULLYING: IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "As experiências pessoais, assim como as trajetórias nos espaços educacionais, são fatores contributivos e constituintes das histórias de vida que favorecem na construção da identidade docente. Essas identidades determinam, em maior ou menor grau, os modos como professores/as são capazes de impactar positivamente no processo de ensino/aprendizagem dos/as seus/suas alunos/as. As vivências escolares, enquanto estudantes e docentes, desempenham um papel essencial na feitura/criação dessas identidades, pois os desafios enfrentados pelos/as professores/as poderão moldar ideologicamente suas práticas pedagógicas. No âmbito escolar, o/a educador/a depara-se com situações adversas, experiências que vão forjando quem eles/as são/vão se tornando. Sobre essas experiências, tratamos nessa investigação, ainda em desenvolvimento, sobre o bullying, refletindo como ele reverbera nas práticas pedagógicas daqueles/as que um dia foram vítimas, propondo a construção de uma educação mais inclusiva e respeitosa. O bullying é um problema grave que está presente nos espaços educacionais. Desse modo, torna-se indispensável que os/às professores/as desenvolvam estratégias de prevenção e intervenção para lidar com essas questões. É crucial, ainda, formações iniciais e continuadas acerca do combate ao bullying, assim como interesse e disposição em pesquisar, estudar e refletir sobre diferentes temáticas, como a aqui tratada, para que assim, os/as professores/as saibam quais caminhos devem percorrer para o enfrentamento dessas questões. Nesse sentido, essa pesquisa propõe debater sobre as experiências pessoais na constituição das identidades docentes, analisando se vítimas de bullying na infância e adolescência propõem práticas docentes comprometidas com o respeito às diversidades. Assim, pretendemos também destacar como, diante das ocorrências de bullying, os/as educadores/as podem servir como exemplos positivos para os educandos, dando segurança e garantindo que a escola seja um ambiente acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17342_TB6628_09062024174432.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLY MARTINS AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "GABRIELLY" "autor_email" => "gabrielly.martins@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113522 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6628 "inscrito_id" => 17342 "titulo" => "BULLYING: IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "As experiências pessoais, assim como as trajetórias nos espaços educacionais, são fatores contributivos e constituintes das histórias de vida que favorecem na construção da identidade docente. Essas identidades determinam, em maior ou menor grau, os modos como professores/as são capazes de impactar positivamente no processo de ensino/aprendizagem dos/as seus/suas alunos/as. As vivências escolares, enquanto estudantes e docentes, desempenham um papel essencial na feitura/criação dessas identidades, pois os desafios enfrentados pelos/as professores/as poderão moldar ideologicamente suas práticas pedagógicas. No âmbito escolar, o/a educador/a depara-se com situações adversas, experiências que vão forjando quem eles/as são/vão se tornando. Sobre essas experiências, tratamos nessa investigação, ainda em desenvolvimento, sobre o bullying, refletindo como ele reverbera nas práticas pedagógicas daqueles/as que um dia foram vítimas, propondo a construção de uma educação mais inclusiva e respeitosa. O bullying é um problema grave que está presente nos espaços educacionais. Desse modo, torna-se indispensável que os/às professores/as desenvolvam estratégias de prevenção e intervenção para lidar com essas questões. É crucial, ainda, formações iniciais e continuadas acerca do combate ao bullying, assim como interesse e disposição em pesquisar, estudar e refletir sobre diferentes temáticas, como a aqui tratada, para que assim, os/as professores/as saibam quais caminhos devem percorrer para o enfrentamento dessas questões. Nesse sentido, essa pesquisa propõe debater sobre as experiências pessoais na constituição das identidades docentes, analisando se vítimas de bullying na infância e adolescência propõem práticas docentes comprometidas com o respeito às diversidades. Assim, pretendemos também destacar como, diante das ocorrências de bullying, os/as educadores/as podem servir como exemplos positivos para os educandos, dando segurança e garantindo que a escola seja um ambiente acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17342_TB6628_09062024174432.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLY MARTINS AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "GABRIELLY" "autor_email" => "gabrielly.martins@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }