Este trabalho abordará reflexões sobre a educação no ensino superior, mais especificamente os desafios da articulação entre aprendizagem e saúde mental na vida acadêmica. O objetivo deste é apresentar algumas ações realizadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina (NAPEM), de um centro universitário, situado no interior do Ceará. A metodologia é baseada em um relato de experiência, observação-participante e elaboração de diários de campo. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, em que foram elencadas as seguintes categorias: Atendimento individual; saúde mental; apoio psicopedagógico. Os resultados desta experiência apontaram que as ações realizadas pelo NAPEM estão voltadas, principalmente, para atendimento individuais, com foco no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem do aluno e na promoção de sua saúde mental. Esses atendimentos são realizadas por profissionais da Psicopedagogia e da Psicologia que estão disponíveis, no formato de plantão, para acolhimento e acompanhamento desses estudantes. Junto à isso, realizam também reuniões com as famílias, com o intuito de qualificar esses acompanhamentos. A partir dessa experiência, identificamos que transtornos de ansiedade, TDAH, Transtorno do Espectro Autista e síndrome do pânico são as principais demandas que aparecem e que, de forma peculiar, produzem reflexos no rendimento acadêmico. Através do acolhimento psicológico e do acompanhamento pedagógico vamos construindo estratégias de enfrentamento as dificuldades e de desenvolvimento dos aspectos cognitivos e subjetivos. Constatamos que o suporte emocional, instrumental e comportamental oferecido pelo NAPEM vem produzindo efeitos positivos para aprendizagem dos estudantes. Diante do exposto, é primordial dar visibilidade as questões que se impõem como desafios para os estudantes no ensino superior e reconhecer a necessária articulação entre educação e saúde mental para garantia de uma aprendizagem significativa e transformadora.