Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE DE MEDICINA (NAPEM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E (TRANS)FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112660
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5382
    "inscrito_id" => 13891
    "titulo" => "NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE DE MEDICINA (NAPEM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E (TRANS)FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho abordará reflexões sobre a educação no ensino superior, mais especificamente os desafios da articulação entre aprendizagem e saúde mental na vida acadêmica. O objetivo deste é apresentar algumas ações realizadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina (NAPEM), de um centro universitário, situado no interior do Ceará. A metodologia é baseada em um relato de experiência, observação-participante e elaboração de diários de campo. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, em que foram elencadas as seguintes categorias: Atendimento individual; saúde mental; apoio psicopedagógico. Os resultados desta experiência apontaram que as ações realizadas pelo NAPEM estão voltadas, principalmente, para atendimento individuais, com foco no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem do aluno e na promoção de sua saúde mental. Esses atendimentos são realizadas por profissionais da Psicopedagogia e da Psicologia que estão disponíveis, no formato de plantão, para acolhimento e acompanhamento desses estudantes. Junto à isso, realizam também reuniões com as famílias, com o intuito de qualificar esses acompanhamentos. A partir dessa experiência, identificamos que transtornos de ansiedade, TDAH, Transtorno do Espectro Autista e síndrome do pânico são as principais demandas que aparecem e que, de forma peculiar, produzem reflexos no rendimento acadêmico. Através do acolhimento psicológico e do acompanhamento pedagógico vamos construindo estratégias de enfrentamento as dificuldades e de desenvolvimento dos aspectos cognitivos e subjetivos. Constatamos que o suporte emocional, instrumental e comportamental oferecido pelo NAPEM vem produzindo efeitos positivos para aprendizagem dos estudantes. Diante do exposto, é primordial dar visibilidade as questões que se impõem como desafios para os estudantes no ensino superior e reconhecer a necessária articulação entre educação e saúde mental para garantia de uma aprendizagem significativa e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13891_TB5382_10062024144956.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTHIANE AGUIAR VIEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE"
    "autor_email" => "cristhiane.aguiar@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112660
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5382
    "inscrito_id" => 13891
    "titulo" => "NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE DE MEDICINA (NAPEM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E (TRANS)FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho abordará reflexões sobre a educação no ensino superior, mais especificamente os desafios da articulação entre aprendizagem e saúde mental na vida acadêmica. O objetivo deste é apresentar algumas ações realizadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina (NAPEM), de um centro universitário, situado no interior do Ceará. A metodologia é baseada em um relato de experiência, observação-participante e elaboração de diários de campo. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, em que foram elencadas as seguintes categorias: Atendimento individual; saúde mental; apoio psicopedagógico. Os resultados desta experiência apontaram que as ações realizadas pelo NAPEM estão voltadas, principalmente, para atendimento individuais, com foco no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem do aluno e na promoção de sua saúde mental. Esses atendimentos são realizadas por profissionais da Psicopedagogia e da Psicologia que estão disponíveis, no formato de plantão, para acolhimento e acompanhamento desses estudantes. Junto à isso, realizam também reuniões com as famílias, com o intuito de qualificar esses acompanhamentos. A partir dessa experiência, identificamos que transtornos de ansiedade, TDAH, Transtorno do Espectro Autista e síndrome do pânico são as principais demandas que aparecem e que, de forma peculiar, produzem reflexos no rendimento acadêmico. Através do acolhimento psicológico e do acompanhamento pedagógico vamos construindo estratégias de enfrentamento as dificuldades e de desenvolvimento dos aspectos cognitivos e subjetivos. Constatamos que o suporte emocional, instrumental e comportamental oferecido pelo NAPEM vem produzindo efeitos positivos para aprendizagem dos estudantes. Diante do exposto, é primordial dar visibilidade as questões que se impõem como desafios para os estudantes no ensino superior e reconhecer a necessária articulação entre educação e saúde mental para garantia de uma aprendizagem significativa e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13891_TB5382_10062024144956.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTHIANE AGUIAR VIEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE"
    "autor_email" => "cristhiane.aguiar@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho abordará reflexões sobre a educação no ensino superior, mais especificamente os desafios da articulação entre aprendizagem e saúde mental na vida acadêmica. O objetivo deste é apresentar algumas ações realizadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina (NAPEM), de um centro universitário, situado no interior do Ceará. A metodologia é baseada em um relato de experiência, observação-participante e elaboração de diários de campo. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, em que foram elencadas as seguintes categorias: Atendimento individual; saúde mental; apoio psicopedagógico. Os resultados desta experiência apontaram que as ações realizadas pelo NAPEM estão voltadas, principalmente, para atendimento individuais, com foco no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem do aluno e na promoção de sua saúde mental. Esses atendimentos são realizadas por profissionais da Psicopedagogia e da Psicologia que estão disponíveis, no formato de plantão, para acolhimento e acompanhamento desses estudantes. Junto à isso, realizam também reuniões com as famílias, com o intuito de qualificar esses acompanhamentos. A partir dessa experiência, identificamos que transtornos de ansiedade, TDAH, Transtorno do Espectro Autista e síndrome do pânico são as principais demandas que aparecem e que, de forma peculiar, produzem reflexos no rendimento acadêmico. Através do acolhimento psicológico e do acompanhamento pedagógico vamos construindo estratégias de enfrentamento as dificuldades e de desenvolvimento dos aspectos cognitivos e subjetivos. Constatamos que o suporte emocional, instrumental e comportamental oferecido pelo NAPEM vem produzindo efeitos positivos para aprendizagem dos estudantes. Diante do exposto, é primordial dar visibilidade as questões que se impõem como desafios para os estudantes no ensino superior e reconhecer a necessária articulação entre educação e saúde mental para garantia de uma aprendizagem significativa e transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.