AS POTENCIALIDADES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE SOMA DE FRAÇÕES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111567 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3805 "inscrito_id" => 1343 "titulo" => "AS POTENCIALIDADES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE SOMA DE FRAÇÕES" "resumo" => "O presente estudo surge a partir das experiências dos pesquisadores na realização de uma oficina intitulada de "Construindo uma atividade sobre soma de frações no software GeoGebra”, durante o II Encontro de Matemática (EMAT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé, e tem como objetivo refletir, com base nas vivências dos pesquisadores, sobre as potencialidades e contribuições do software GeoGebra na construção de uma atividade de soma de frações para o ensino de Matemática. A oficina foi realizada em novembro de 2023 e contou com a participação de 20 estudantes. Inicialmente, foi apresentada uma introdução ao GeoGebra, destacando como ele pode ser utilizado para representar frações de forma visual e interativa. Durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de construir retângulos divididos em partes iguais e comparar visualmente frações equivalentes, usando comandos do GeoGebra, tais como os controles deslizantes. Eles puderam experimentar diferentes operações com frações, como a soma e a comparação, utilizando recursos como slides e animações para visualizar as mudanças nas frações. Os partícipes evidenciaram que antes da oficina tinham dificuldades em compreender o conceito de frações. Esses relatos, somados aos aspectos positivos tais como, amadurecimento e reflexões dos autores sobre os processos de ensino e aprendizagem matemática evidenciam as contribuições do GeoGebra para a melhoria da qualidade do ensino de matemática. Os resultados obtidos com a aplicação do GeoGebra no ensino de frações foram extremamente positivos, os participantes não apenas demonstraram uma maior compreensão dos conceitos e das operações envolvendo frações, mas também relataram aumento significativo no interesse e engajamento com a matemática. Concluímos que, através da visualização das frações de forma concreta e da exploração das diversas funcionalidades do software, eles foram capazes de desenvolver uma compreensão mais profunda e intuitiva das proporções e operações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1343_TB3805_27102024131315.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL TEIXEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "r.ferreira.rft@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111567 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3805 "inscrito_id" => 1343 "titulo" => "AS POTENCIALIDADES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE SOMA DE FRAÇÕES" "resumo" => "O presente estudo surge a partir das experiências dos pesquisadores na realização de uma oficina intitulada de "Construindo uma atividade sobre soma de frações no software GeoGebra”, durante o II Encontro de Matemática (EMAT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé, e tem como objetivo refletir, com base nas vivências dos pesquisadores, sobre as potencialidades e contribuições do software GeoGebra na construção de uma atividade de soma de frações para o ensino de Matemática. A oficina foi realizada em novembro de 2023 e contou com a participação de 20 estudantes. Inicialmente, foi apresentada uma introdução ao GeoGebra, destacando como ele pode ser utilizado para representar frações de forma visual e interativa. Durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de construir retângulos divididos em partes iguais e comparar visualmente frações equivalentes, usando comandos do GeoGebra, tais como os controles deslizantes. Eles puderam experimentar diferentes operações com frações, como a soma e a comparação, utilizando recursos como slides e animações para visualizar as mudanças nas frações. Os partícipes evidenciaram que antes da oficina tinham dificuldades em compreender o conceito de frações. Esses relatos, somados aos aspectos positivos tais como, amadurecimento e reflexões dos autores sobre os processos de ensino e aprendizagem matemática evidenciam as contribuições do GeoGebra para a melhoria da qualidade do ensino de matemática. Os resultados obtidos com a aplicação do GeoGebra no ensino de frações foram extremamente positivos, os participantes não apenas demonstraram uma maior compreensão dos conceitos e das operações envolvendo frações, mas também relataram aumento significativo no interesse e engajamento com a matemática. Concluímos que, através da visualização das frações de forma concreta e da exploração das diversas funcionalidades do software, eles foram capazes de desenvolver uma compreensão mais profunda e intuitiva das proporções e operações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1343_TB3805_27102024131315.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL TEIXEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "r.ferreira.rft@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }