A integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vai além do simples uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula, envolvendo uma abordagem interdisciplinar que inclui a revisão de currículos, métodos de ensino e estratégias de avaliação. Este artigo utiliza uma metodologia mista, combinando análise qualitativa e quantitativa, com coleta de dados através de entrevistas e questionários estruturados aplicados a educadores que lecionam em escolas que ofertam o Ensino Fundamental I. O referencial teórico abrange estudos sobre a eficácia das TDIC no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades fundamentais, como leitura, escrita e matemática. A pesquisa revela que, embora existam desafios significativos, como a falta de infraestrutura e a necessidade de formação contínua para professores, a integração eficaz das TDIC pode criar uma sinergia entre os elementos digitais e o currículo escolar. Os principais resultados mostram que a utilização significativa das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas contribui para o aumento do engajamento dos alunos, personalização do ensino e acesso a recursos educacionais diversificados. Conclui-se que a adoção bem-sucedida das TDIC depende de um planejamento estratégico que inclua investimentos em tecnologia, capacitação docente e suporte institucional. Este estudo destaca a necessidade de políticas educacionais que incentivem a inovação tecnológica nas escolas e promovam a formação contínua dos educadores para o uso eficiente dessas ferramentas.