A PRODUÇÃO ESCRITA MEDIADA PELA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110156 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1830 "inscrito_id" => 1280 "titulo" => "A PRODUÇÃO ESCRITA MEDIADA PELA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA" "resumo" => "O ensino de produção escrita é sempre um momento desafiador nas aulas de língua portuguesa. Para os estudantes, o processo da escrita é uma etapa árdua e que exige muito esforço cognitivo; e para os professores, é a oportunidade de verificar a qualidade da escrita e o conhecimento adquirido, pelos estudantes, das estruturas gramaticais. No entanto, sabemos que o processo de escrita vai além redigir um texto conforme as regras. Escrever é um construto sociocultural, é um processo de construção de sentidos que deve estar inserido em uma prática e em um ambiente social. Objetiva-se com este trabalho discutir como a Metodologia de Aprendizagem Cooperativa favorece aos estudantes uma prática processual de escrita nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental II. Neste trabalho, utiliza-se a noção de texto como uma unidade de interação (MARCUSCHI, 2008) e ato social (VIEIRA, 2005), resultado de um processo de ida e vinda, de planejamento, de facção e refacção textual (SERAFINI, 1989). São analisados dois textos de dois estudantes, um texto de escrita inicial e a versão definitiva. Os dois textos são resultantes de três aulas de produção de texto utilizando a metodologia de Aprendizagem Cooperativa. Aquele é fruto de uma discussão do grupo sobre o tema trabalhado com o intuito de gerar uma produção, enquanto que este é o resultado do compartilhamento e análises realizadas pelos próprios membros do grupo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1280_TB1830_23032024211600.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "MAGNO GOMES" "autor_email" => "magnomsg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110156 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1830 "inscrito_id" => 1280 "titulo" => "A PRODUÇÃO ESCRITA MEDIADA PELA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA" "resumo" => "O ensino de produção escrita é sempre um momento desafiador nas aulas de língua portuguesa. Para os estudantes, o processo da escrita é uma etapa árdua e que exige muito esforço cognitivo; e para os professores, é a oportunidade de verificar a qualidade da escrita e o conhecimento adquirido, pelos estudantes, das estruturas gramaticais. No entanto, sabemos que o processo de escrita vai além redigir um texto conforme as regras. Escrever é um construto sociocultural, é um processo de construção de sentidos que deve estar inserido em uma prática e em um ambiente social. Objetiva-se com este trabalho discutir como a Metodologia de Aprendizagem Cooperativa favorece aos estudantes uma prática processual de escrita nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental II. Neste trabalho, utiliza-se a noção de texto como uma unidade de interação (MARCUSCHI, 2008) e ato social (VIEIRA, 2005), resultado de um processo de ida e vinda, de planejamento, de facção e refacção textual (SERAFINI, 1989). São analisados dois textos de dois estudantes, um texto de escrita inicial e a versão definitiva. Os dois textos são resultantes de três aulas de produção de texto utilizando a metodologia de Aprendizagem Cooperativa. Aquele é fruto de uma discussão do grupo sobre o tema trabalhado com o intuito de gerar uma produção, enquanto que este é o resultado do compartilhamento e análises realizadas pelos próprios membros do grupo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1280_TB1830_23032024211600.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "MAGNO GOMES" "autor_email" => "magnomsg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }