As metodologias ativas são definidas como estratégias de ensino que buscam incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa. Através deste estudo, objetivou-se identificar o uso das metodologias ativas em um curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa que aconteceu por meio de uma análise documental, a pesquisa foi baseada na análise dos planos de aula elaborados pelos docentes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma Instituição de ensino, a amostra do estudo consistiu em todas as disciplinas do curso de bacharelado em enfermagem e a coleta de dados ocorreu de forma presencial, por meio de documentos impressos ou PDF’s. Para realização deste estudo foram analisados os planos de aula que correspondem ao ano de 2022. A pesquisa permitiu identificar todos os eixos temáticos utilizados, evidenciando assim o emprego de diversas metodologias ativas para o ensino dos alunos, desse modo o uso dessas metodologias ativas facilita a transição dos alunos para o ensino superior, a partir da pesquisa realizada, foi possível identificar as principais metodologias ativas empregadas na instituição de ensino investigada. Concluiu-se que o objetivo proposto foi atingido, uma vez que se evidenciou o quanto essas metodologias não apenas transformam a maneira como o conhecimento é transmitido, mas também a forma como moldam profissionais mais competentes e preparados para enfrentar os desafios futuros da profissão.