A utilização de materiais lúdicos no contexto escolar permite que os estudantes desenvolvam habilidades cognitivas, tais como análise, raciocínio lógico e resolução de problemas, ao mesmo tempo em que adquirem conhecimentos sobre diversas temáticas. Nesse sentido, o quebra-cabeça se destaca como uma dessas excelentes ferramentas pois promove o desenvolvimento da concentração e da paciência, exigindo que os alunos dediquem tempo e esforço para encontrar as soluções. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo demonstrar como o jogo quebra-cabeça pode ser utilizado no âmbito educacional para promover a educação ambiental, estimulando a reflexão sobre práticas sustentáveis e incentivando comportamentos mais responsáveis em relação ao meio ambiente. Para isso, uma pesquisa bibliográfica utilizando os descritores "Materiais lúdicos", "Educação ambiental", "Jogo quebra-cabeça" e "Gamificação" foi realizada com o intuito de construir embasamento teórico. Além disso, um jogo quebra-cabeça foi confeccionado para demonstrar seu funcionamento. Com isso, o quebra-cabeça se mostrou uma forma interativa e prática de aprender, tornando o processo de ensino mais envolvente e memorável, visto que a resolução do quebra-cabeça permite que os estudantes internalizem conceitos importantes da educação ambiental, além de promover o trabalho em equipe e a comunicação entre os discentes, uma vez que frequentemente exigem colaboração para serem resolvidos. Assim, percebe-se que o quebra-cabeça é uma ferramenta valiosa para abordar temas complexos, como a educação ambiental na escola, proporcionando uma experiência de aprendizado prática, interativa e divertida, capaz de inspirar os estudantes a se tornarem cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.