A educação brasileira sofre com uma grande defasagem em metodologias de ensino e abandono das instituições de educação básica há muitas décadas. Entretanto, as problemáticas educacionais se agravam ainda mais quando nos afastamos dos centros urbanos e olhamos para áreas rurais, onde encontra-se muitos déficits relacionados à educação e formação de pessoas aptas a constituir a sociedade. O estudo teve o objetivo de verificar a educação rural na educação básica, assim como, ela vem sendo desenvolvida ao longo da história. Este trabalho é uma pesquisa de caráter qualitativo produzida através de um levantamento bibliográfico de artigos científicos na plataforma Scielo. Para entender melhor a história e os problemas existentes na educação brasileira em áreas rurais é necessário olhar para o passado e analisar a forma com a qual a educação rural foi constituída. Verificou-se que, o êxodo rural influenciou o abandono das instituições de ensino das áreas rurais, como a campanha ideológica de permanência e participação ativa no campo do movimento ruralista, causando um crescimento no número de menores trabalhando em fazendas, além da redução de investimento dos governos em infraestrutura e acessibilidade as instituições de ensino. Toda a negligencia dos governos municipais e estaduais em relação ao emprego da mão de obra de menores agravou mais ainda a situação. Partindo dos pontos levantados acima, conclui-se que, apesar das melhorias no padrão educacional, as escolas públicas de ensino básico existentes em áreas rurais são visivelmente negligenciadas e idealizadas para serem falhas em manter os discentes participando ativamente das atividades escolares.