O IMPACTO DO ESTRESSE NA PRODUTIVIDADE DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112947 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5782 "inscrito_id" => 15141 "titulo" => "O IMPACTO DO ESTRESSE NA PRODUTIVIDADE DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O estresse no trabalho vem sendo alastrado entre as instituições de ensino e se estabelece como forma de ameaça para a produtividade, ou mesmo para existência delas. Os níveis de estresse aos quais colaboradores diariamente são expostos podem gerar perdas irreversíveis para as instituições e para o profissional. As causas do estresse estão entre os fatores de maiores custos financeiros e perdas produtivas nas organizações, entre elas estão a não aplicação de ferramentas para o controle do estresse e a falta de informação quanto a sua relação com a rotina laboral. Hoje, dentro das organizações, as pessoas são o ativo mais importante, a avalição da produtividade de seus colaboradores, e os cuidados com a qualidade de vida, podem gerar benefícios primordiais para o alcance de seus objetivos. O estudo da produtividade de profissionais expostos ou que já tenham em sua ocupação a predisposição ao desenvolvimento de limitações relacionadas ao estresse é de suma importância para as organizações, visto que suas perdas financeiras ou produtivas podem estar diretamente relacionadas à falta de controle do estresse. Diante disso, o que se estuda no presente artigo é o impacto do estresse na produtividade dos docentes. A metodologia adotada nesta pesquisa trata-se de revisão de literatura com método de revisão bibliográfica, qualitativa e descritiva com base em: Garcia (2014); Rossi, Meurs e Perrewé (2015); Silva (2012). Ao se utilizar este tipo de pesquisa, os procedimentos usados serão elaborados a partir de livros, artigos e periódicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID15141_TB5782_25052024220608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILCIELE SILVA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "VILCIELE" "autor_email" => "vilcepazebem@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112947 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5782 "inscrito_id" => 15141 "titulo" => "O IMPACTO DO ESTRESSE NA PRODUTIVIDADE DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O estresse no trabalho vem sendo alastrado entre as instituições de ensino e se estabelece como forma de ameaça para a produtividade, ou mesmo para existência delas. Os níveis de estresse aos quais colaboradores diariamente são expostos podem gerar perdas irreversíveis para as instituições e para o profissional. As causas do estresse estão entre os fatores de maiores custos financeiros e perdas produtivas nas organizações, entre elas estão a não aplicação de ferramentas para o controle do estresse e a falta de informação quanto a sua relação com a rotina laboral. Hoje, dentro das organizações, as pessoas são o ativo mais importante, a avalição da produtividade de seus colaboradores, e os cuidados com a qualidade de vida, podem gerar benefícios primordiais para o alcance de seus objetivos. O estudo da produtividade de profissionais expostos ou que já tenham em sua ocupação a predisposição ao desenvolvimento de limitações relacionadas ao estresse é de suma importância para as organizações, visto que suas perdas financeiras ou produtivas podem estar diretamente relacionadas à falta de controle do estresse. Diante disso, o que se estuda no presente artigo é o impacto do estresse na produtividade dos docentes. A metodologia adotada nesta pesquisa trata-se de revisão de literatura com método de revisão bibliográfica, qualitativa e descritiva com base em: Garcia (2014); Rossi, Meurs e Perrewé (2015); Silva (2012). Ao se utilizar este tipo de pesquisa, os procedimentos usados serão elaborados a partir de livros, artigos e periódicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID15141_TB5782_25052024220608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILCIELE SILVA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "VILCIELE" "autor_email" => "vilcepazebem@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }