DESAFIOS DA PROMOÇÃO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA EM CONTEXTO RURAL
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O preconceito e a culpabilização dos adultos por seu analfabetismo são comuns, ignorando as questões estruturais e socioeconômicas subjacentes. Este estudo é um recorte de um Trabalho Final de Curso (TFC) no âmbito de uma Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo IFRO no ano de 2023 e buscou investigar as práticas de estímulo à EJA em uma escola rural localizada na cidade de Itapororoca (PB), destacando a complexidade de promover a leitura em contextos diversos. A intersecção entre a promoção da leitura e a heterogeneidade dos alunos ressalta a necessidade de uma abordagem pedagógica adaptativa e inclusiva. O problema identificado inclui a falta de motivação dos alunos e suas dificuldades de leitura, refletindo desafios mais amplos na EJA. Autores como Negreiros (2015), Silva e Campos (2020), e Azevedo (2022) são utilizados para fundamentar a análise histórica da EJA no Brasil. 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