A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um desafiador campo educacional que atende a um público diversificado em estágios posteriores da vida. No Brasil, a EJA historicamente enfrentou altos e baixos, revelando a falta de atenção estatal e social para com essa população. O preconceito e a culpabilização dos adultos por seu analfabetismo são comuns, ignorando as questões estruturais e socioeconômicas subjacentes. Este estudo é um recorte de um Trabalho Final de Curso (TFC) no âmbito de uma Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo IFRO no ano de 2023 e buscou investigar as práticas de estímulo à EJA em uma escola rural localizada na cidade de Itapororoca (PB), destacando a complexidade de promover a leitura em contextos diversos. A intersecção entre a promoção da leitura e a heterogeneidade dos alunos ressalta a necessidade de uma abordagem pedagógica adaptativa e inclusiva. O problema identificado inclui a falta de motivação dos alunos e suas dificuldades de leitura, refletindo desafios mais amplos na EJA. Autores como Negreiros (2015), Silva e Campos (2020), e Azevedo (2022) são utilizados para fundamentar a análise histórica da EJA no Brasil. A metodologia combina observações em sala de aula e entrevistas com a docente, as quais possibilitaram ter uma visão mais abrangente do cenário educacional em questão. Resultados preliminares destacam a diversidade entre os alunos e a necessidade de estratégias proativas para abordar suas diferentes habilidades e motivações. Recomenda-se a implementação de atividades diferenciadas e o envolvimento da comunidade para estender o estímulo à leitura além da sala de aula. Este estudo destaca a importância de uma abordagem flexível e colaborativa na promoção da leitura na EJA em contextos rurais, visando desenvolver habilidades de leitura duradouras e significativas.