VOZES SILENCIADAS NA LITERATURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSIÇÕES DISCURSIVAS DO SUJEITO E ASSUNÇÃO E/OU INTERDIÇÃO DA AUTORIA EM QUARTO DE DESPEJO - DIÁRIO DE UMA FAVELADA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS.
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Para tanto, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, tendo em vista a análise de recortes discursivos do diário de Carolina, observando neles a tensão entre a paráfrase e a polissemia, a presença de marcas que apontem a interdição e/ou indícios de autoria. Sob o viés analítico e discursivo, os resultados desta pesquisa contribuíram para a realização de um trabalho mais instigante no campo da literatura e outras artes no contexto escolar, visando ao aprofundamento do estudo das leis 10.639/2003 e a 11.645/2008, que incluem o ensino de história, a cultura afro-brasileira e africana nas escolas de todo o Brasil. Além disso, o trabalho possibilitou aos estudantes e aos núcleos, que trabalham com questões étnico-raciais, um estudo mais reflexivo acerca da produção literária de mulheres negras, rompendo com o silêncio, com o histórico de exclusão que permeia, muitas vezes, as Instituições de Ensino. 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