O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES AO EXERCÍCIO DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111679 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3983 "inscrito_id" => 10759 "titulo" => "O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES AO EXERCÍCIO DOCENTE" "resumo" => "A ascensão da era digital, em decorrência da disseminação dos recursos tecnológicos em ordem global, faz com que a tecnologia esteja cada vez mais presente no cotidiano da sociedade hodierna. Sendo assim, é inevitável que tal cenário se estenda ao contexto escolar, haja vista que o público jovem é o mais ativo no meio virtual, seja através de redes sociais, jogos e diferentes aplicativos disponíveis em seus smartphones. Entretanto, a inserção desses aparelhos no âmbito educacional é cercada por controvérsias, pois, como trata-se de um fenômeno recente, diferentes concepções surgem sobre como o corpo docente deve agir diante dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a perspectiva de professores da educação básica sobre o uso do aparelho celular nas escolas. Como metodologia, adotamos o método qualitativo, e o procedimento empregado para coleta de dados foi um formulário on-line através da plataforma Google Forms com perguntas previamente selecionadas, que teve como público-alvo professores de cinco escolas públicas da educação básica no Agreste Pernambucano. Através da análise das respostas dos docentes, percebemos que, embora acreditem que o celular possa prejudicar o processo de ensino-aprendizagem, os participantes não descartam a possibilidade de utilizar essa mesma ferramenta como instrumento pedagógico em suas aulas, e que este pode ser bastante útil quando usado com um propósito. Sendo assim, destacamos que é preciso, de fato, que haja um controle do uso do celular durante a aula, para que os estudantes não desviem seu foco do conteúdo aplicado. No entanto, é interessante que os professores também possam incluir a tecnologia de forma produtiva em sala de aula e buscarem por formações continuadas, visto que há uma lacuna na formação inicial no que se refere ao uso de tecnologias como ferramentas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10759_TB3983_02052024213942.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISSON BEZERRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISSON" "autor_email" => "elissonbezerra0@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111679 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3983 "inscrito_id" => 10759 "titulo" => "O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES AO EXERCÍCIO DOCENTE" "resumo" => "A ascensão da era digital, em decorrência da disseminação dos recursos tecnológicos em ordem global, faz com que a tecnologia esteja cada vez mais presente no cotidiano da sociedade hodierna. Sendo assim, é inevitável que tal cenário se estenda ao contexto escolar, haja vista que o público jovem é o mais ativo no meio virtual, seja através de redes sociais, jogos e diferentes aplicativos disponíveis em seus smartphones. Entretanto, a inserção desses aparelhos no âmbito educacional é cercada por controvérsias, pois, como trata-se de um fenômeno recente, diferentes concepções surgem sobre como o corpo docente deve agir diante dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a perspectiva de professores da educação básica sobre o uso do aparelho celular nas escolas. Como metodologia, adotamos o método qualitativo, e o procedimento empregado para coleta de dados foi um formulário on-line através da plataforma Google Forms com perguntas previamente selecionadas, que teve como público-alvo professores de cinco escolas públicas da educação básica no Agreste Pernambucano. Através da análise das respostas dos docentes, percebemos que, embora acreditem que o celular possa prejudicar o processo de ensino-aprendizagem, os participantes não descartam a possibilidade de utilizar essa mesma ferramenta como instrumento pedagógico em suas aulas, e que este pode ser bastante útil quando usado com um propósito. Sendo assim, destacamos que é preciso, de fato, que haja um controle do uso do celular durante a aula, para que os estudantes não desviem seu foco do conteúdo aplicado. No entanto, é interessante que os professores também possam incluir a tecnologia de forma produtiva em sala de aula e buscarem por formações continuadas, visto que há uma lacuna na formação inicial no que se refere ao uso de tecnologias como ferramentas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10759_TB3983_02052024213942.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISSON BEZERRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISSON" "autor_email" => "elissonbezerra0@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }