RESUMO O referido estudo tem por intento refletir sobre os limites e possibilidades do processo de avaliação na Educação Infantil. A aura da práxis pedagógica para a formação das crianças em idade escolar surgiu do interesse em aprofundar esse conhecimento na área da Educação Infantil a fim de conhecer os processos de avaliação da aprendizagem nesta etapa de escolarização. Para o desenvolvimento desse estudo, lançamos mão da BNCC como elemento balizador, apoiada às suas implicações para a inserção da avaliação na educação das crianças pequenas. Recorremos à pesquisa bibliográfica como metodologia e nos apoiamos nos documentos norteadores: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, como também nos escritos de LUCKESI (2012) e HOFFMANN ( 2012). Diante de toda investigação sobre o processo avaliativo na educação ansiamos, sobretudo, em buscar a garantia da qualidade no interior das instituições de Educação Infantil e possibilitar reflexões a partir das experiências pedagógicas realizadas nesses contextos educativos. Podemos afirmar que, é imprescindível a construção de um modelo que leve em conta o processo educacional, a formação em serviço dos professores e a elaboração de instrumentos que consigam registrar o percurso realizado e dividir os avanços com as famílias. Assim, complementamos que a avaliação para essa etapa educacional se constitui como um forte dispositivo de análise e reflexão não somente do aprendizado e desenvolvimento da criança, mas também como um subsídio para o professor (re)pensar sua práxis pedagógica cotidiana.